Os posts satélites podem ser uma estratégia para alcançar as primeiras posições do Google. Neste artigo conversaremos sobre como aplicar a técnica de post pilar e topics clusters em suas estratégias de marketing.
Apesar de existirem diversas maneiras de alcançar um bom posicionamento na web como:
- A aplicação de SEO on-page;
- Construção de link building externo;
- Criação de Guest Graphics;
- Divulgação;
- Criação de post pilar, juntamente com os posts satélites, entre outros.
Você não pode deixar de usar os topics clusters para mostrar aos buscadores a sua autoridade nos assuntos que aborda em seu blog.
Você precisa desse recurso não apenas para mostrar sua competência para os mecanismos de pesquisas, mas, principalmente, para os leitores do seu blog.
Se deseja saber como essa estratégia funciona e pode impactar positivamente os seus negócios, continue a leitura.
O que é post satélite?
Post ou conteúdo satélite é aquele que você publica em outros sites para gerar mais tráfego ou parte de um assunto de algum tema específico.
Antes de entender o que é um post satélite, precisa compreender o que é um post pilar ou conteúdo estrutural. Esse é aquele artigo com mais de duas mil palavras explicando algo.
Por exemplo, no seu blog, além de outros assuntos, você fala sobre procrastinação.
Daí, você cria um post gigante falando sobre: 20 motivos que nos fazem procrastinar.
Esse conteúdo completo que explica várias possibilidades ou tudo que uma pessoa precisa saber sobre um assunto, portanto, é o seu post pilar.
Já os conteúdos menos densos que “gravitam” em torno dele, são os topics clusters, isto é, os posts satélites.
A função dessas publicações mais compactas, portanto, é resolver problemas específicos que giram em torno do tema que aborda no texto maior. No nosso exemplo, o assunto é sobre a procrastinação, os artigos menores trabalham problemas pontuais como:
O objetivo desses textos, no caso, é tratar de questões mais pontuais sobre o tema e possibilitar a distribuição de links internos para:
- Demonstrar autoridade no assunto.
- Possibilitar a navegação dos usuários no seu site.
Agora que compreendeu o que significa esse tipo de conteúdo, precisa saber que, como estratégia de SEO on-page, a adição desses links no post pilar, é fundamental.
Entenda por que a estratégia dos posts satélites funciona
A fim de melhorar sua compreensão sobre essa técnica, vamos entender como ela funciona.
Se você possui páginas que anunciam produtos ou serviços, não há dúvida de que precisa atrair um público para conhecê-la, não é mesmo?
Acontece que para levar esse público para as suas publicações, precisará criar postagens em outros formatos e direcioná-lo para o seu site.
Para isso, você pode aproveitar o mesmo conteúdo, tirar deles trechos e criar publicações menores apontando-as para o tema principal por meio de:
- Vídeos
- Fotos
- Áudios
- Infográficos
- E-books e outros.
Fazendo assim, você distribuirá links desses artigos de maneira a aumentar a entrada de visitantes no seu site. Portanto, essa multiplicação de conteúdo e distribuição de links pela internet é o que faz essa estratégia funcionar muito bem.
Estratégia de conteúdo para posts satélites
Após compreender um pouco mais sobre esse tipo de publicação e como ele funciona, é hora de aprender como criar uma estratégia de conteúdo para eles.
Para começar, é necessário realizar pesquisas com dois objetivos específicos que são:
- Encontrar as palavras-chave com maior volume de buscas sobre o tema que deseja posicionar nas primeiras páginas do Google.
- Entender a intenção de pesquisa do usuário e, assim, criar conteúdo relevante para ele.
Para o primeiro objetivo é importante saber que palavras com alto volume de pesquisa são mais difíceis de ranquear. Apesar disso, elas servem para escrever textos maiores como suporte para os artigos satélites, para estes, é melhor usar palavras de cauda longa (long tail).
Por exemplo, se você encontrou um termo genérico de alto volume como “ser produtivo”, uma cauda longa para ele seria: Como ser mais produtivo trabalhando em casa.
Isso porque, quando se trata de entender a intenção de busca, frases com mais de três palavras demonstram o real desejo do leitor. Diferentemente daquelas com uma ou duas palavras que, por serem mais genéricas, não especificam exatamente o que o usuário deseja.
Assim, o ideal é usar termos genéricos para criar o conteúdo principal, ou seja, o post pilar e os mais específicos para os conteúdos específicos.
Por que deve entender a intenção de busca do seu leitor
Você já compreendeu que precisa entender a intenção do leitor para produzir o conteúdo que o ajude. Entendeu que a palavra-chave de cauda longa, long tail, cumpre, muito bem, esse papel.
É necessária essa compreensão na hora de produzir um artigo que atenda a necessidade do leitor. Além disso, antes de escrever, precisa identificar o estágio de conhecimento dele.
Você precisa, por exemplo, saber se ele é um iniciante no assunto ou se está em um estágio mais avançado.
Outro ponto essencial que ajuda a entender a intenção da pesquisa, é interpretar corretamente as palavras interrogativas:
- Como
- Por que
- Onde
- O quê
- Quando.
Essas palavras são essenciais para direcionar o conteúdo do texto. Por exemplo, o usuário que pergunta: O que significa usura na Bíblia, deseja encontrar uma definição que explique o significado.
Já as que perguntam como criar um plano de negócio, deseja uma explicação de como fazer.
Assim, ao entender a intenção de pesquisa e o conhecimento do leitor, é possível escrever um artigo que atenda as expectativas dele.
Qual a importância do post pilar para SEO
O post pilar é aquele que serve de base para que os posts satélites façam sentido para sua estratégia de marketing de conteúdo. Isso significa que, é nesse tipo de conteúdo que entregará todas as informações que o leitor procura na internet.
Esse artigo, portanto, deverá conter tanto as palavras-chave quanto às palavras relacionadas que demonstram as diversas maneiras que as pessoas pesquisam sobre o assunto.
Assim, ao realizar uma pesquisa, encontre as principais dúvidas da sua persona, pois as usará para aplicar na otimização do texto.
O post pilar é muito importante para as estratégias de SEO, pois nele é possível distribuir termos-chave, semelhantes e relacionados ao logo do texto.
Lembrando que qualquer conteúdo que produzir é necessário aplicar as técnicas de SEO onpage, e a palavra-chave de aparecer:
- Na URL e na introdução
- Na descrição do site
- No título
- Nas tag alts das imagens
- Ao longo do texto, mas sem forçar.
Enfim, quando se trata de posicionamento de conteúdo nos mecanismos de busca, quanto maior o texto, mais otimização e mais chances de ser encontrado.
A relação dos posts satélites com o link building
Vamos conversar um pouco mais sobre link building, ou seja, os links do seu próprio site que você insere nos artigos do seu blog.
Esse assunto ajudará a compreender melhor como realizar uma pesquisa de palavras-chave para criar um blog corporativo, por exemplo.
Quando pensamos em marketing de conteúdo, geralmente, tratamos de assuntos que se complementam de alguma maneira. O objetivo, no caso, é atender às possíveis necessidades dos visitantes, seja no site, seja nas redes sociais.
Pensando assim, a construção de link building, ou conexão interna, é essencial para melhorar a navegabilidade e a permanência dos visitantes no site.
Por esse motivo, é necessário planejar o conteúdo para relacionar o post pilar aos topics clusters.
A sua pauta de conteúdo, portanto, deve considerar desde as necessidades do leitor até quais páginas e posts deseja direcioná-lo durante e após a leitura.
Assim, a construção de link building tem relação direta com os conteúdos mais especifícos, nos quais é possível inserir links de outros artigos do blog.
O que são topics Clusters (grupo de conteúdo) e quais suas vantagens
Até aqui você viu o que são posts satélites e que se trata de grupo de conteúdo ou temas que compõem uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Agora, vamos compreender melhor quais as vantagens práticas de aplicar essa estratégia na sua produção de conteúdo. Confira.
1- Melhorar o ranqueamento das palavras-chave com maior concorrência
A disputa no mercado digital acontece por meio de palavras-chave. Por isso, muitas delas são alvo de desejo intenso entre os empreendedores. Não importa o segmento, sempre há uma termo-chave com altas buscas e muita concorrência.
Nesse sentido, artigos que tratam de assuntos específicos são tão fundamentais para melhorar o posicionamento nos mecanismos de busca. Uma vez que, por meio deles é possível disponibilizar vários temas que se relacionam entre si.
É importante também que cada um desses conteúdos tenha relevância própria tanto para o termo-chave de cauda longa quanto para o volume de buscas.
2- Facilitar a construção de linking building externo
Já vimos que os conteúdos de um site podem ser específicos como os posts satélites ou generalista como os posts pilares. No entanto, a produção de topics clusters é essencial para a construção de linking building externo.
A criação desse tipo de conteúdo também cria oportunidades para você conseguir guest post e para que outros sites incluam seus links no site deles.
Isso é importante porque conseguir links externos de maneira orgânica aumenta muito a autoridade do domínio, além de gerar mais engajamento e compartilhamento.
3- Possibilitar a expansão de conteúdo
O blog com uma boa estratégia de conteúdo satélite consegue abordar diferentes assuntos de diversas maneiras conforme a sua base de textos.
Para entender melhor, esse é um processo semelhante às ramificações de uma árvore que se expande a partir de um tronco para todos os lados.
Assim, em vez de produzir poucos posts pilar, crie artigos menores mais específicos e segmentações. A ideia, portanto, é focar na quantidade e nas diversas maneiras de atrair tráfego para o site.
4- Melhorar a interação e o resultado
Os artigos menores são mais objetivos e concisos, por isso, são de mais fácil leitura. Essa estrutura de conteúdo, por ser mais simples de produzir, ajuda a manter o site atualizado.
Com essa facilidade de consumo, esse tipo de texto pode aumentar significativamente resultados como:
- Taxas de conversões
- Interações dos visitantes
- Aumento das taxas de cliques e de compra
- O faturamento da empresa.
Como pode observar, essa estratégia é essencial para aumentar a conversão por meio de seu conteúdo. Para saber esses resultados analise o comportamento de métricas Conversion Rate Optimization (CRO).
5- Facilidade para planejar o conteúdo
O foco desse tipo de conteúdo é na persona, não no público-alvo. O que torna o direcionamento dos assuntos e o planejamento dele muito mais simples e eficaz.
Isso porque ao pensar na persona ideal, a criação da pauta de conteúdo é mais assertiva do que se pensar no público na totalidade.
Essa, portanto, é mais uma das vantagens de usar a estratégia de topics clusters, simplificar e facilitar o plano de conteúdo.
6- Aumentar a fidelização dos visitantes
Como conversamos no tópico anterior, sobre criar conteúdo para ajudar a persona, podemos aumentar a possibilidade de fidelização dos leitores do blog.
Assim, para fidelizar os visitantes é necessário estruturar os conteúdos para entregar a melhor solução possível para eles.
Quais motivos os seus seguidores tem para retornar ao seu site?
Por fim, precisamos refletir que o retorno das pessoas a um site pode ter relação com frequência de postagens e a originalidade do conteúdo. Por isso, antes de escrever um artigo para blog, pense nas:
- Diferentes abordagens sobre o tema
- Relevâncias das informações
- Respostas que os visitantes procuram
- Transformações que podem alcançar.
Aprendemos neste artigo sobre a importância dos posts satélites para alcançar as primeiras posições do Google. A partir dele, é possível compreender como organizar as estratégias para vender on-line.
Agora que já sabe como estruturar uma estratégia de conteúdo, aprenda também como criar uma estrutura de negócio na internet.