Você sabia que, com uma boa pesquisa de palavras-chave, pode entender melhor as necessidades do seu público e criar conteúdo que realmente o atraia?
Sim, isso é possível porque essa pesquisa entrega informações importantes sobre o que seus clientes desejam. E, sabendo disso de antemão, você pode criar estratégias de marketing de conteúdo que trazem o cliente certo para o seu negócio.
Por isso, para te ajudar nessa tarefa, separei neste artigo sete passos para você pesquisar palavras-chave que vão te ajudar a conhecer profundamente:
- As intenções de busca por determinado termo
 - As principais dores e desejos do seu público
 - Como produzir conteúdo que auxilia na decisão de compra
 - O que fazer para atrair o cliente ideal.
 
Com essas informações, você poderá produzir conteúdo estratégico e que resolve o problema do seu público-alvo.
Então, continue lendo e compreenda melhor como fazer pesquisa de palavras-chave.
7 passos para pesquisar palavras-chave de maneira eficaz
A seguir, confira o que precisa para encontrar os termos-chave ideal para produzir o conteúdo apropriado para atrair o cliente certo. Confira!
Passo 1: Defina objetivos para sua pesquisa
Antes de tudo, identifique quais são os termos mais relevantes para o conteúdo que deseja criar.
O caminho mais simples para isso é consultar o seu plano de negócio e sua estratégia de marketing de conteúdo.
Se ainda não sabe como identificar os assuntos mais buscados pelo seu público, então leia este artigo onde falo sobre como criar um plano de negócio. É neste documento que vai encontrar informações sobre o seu público-alvo.
De qualquer forma, o primeiro passo consiste em definir objetivos para sua pesquisa. Isso vai te ajudar a não perder o foco e encontrar informações sobre o cliente ideal.
Passo 2: Faça uma lista de termos-chave
Em segundo lugar, gere uma lista inicial de palavras e frases que os usuários costumam pesquisar.
Para isso use o Google Seach. Essa ferramenta é aquela que digitamos no navegador para encontrar o queremos.
Nesse passo, você consegue entender as diferentes maneiras que as pessoas buscam pelo que tem a oferecer.
Com esse brainstorm, ou tempestade de ideias, poderá criar uma grande lista de sugestões para a sua produção de conteúdo.
Passo 3: Ferramentas de Pesquisa de Palavras-Chave
Além de utilizar o Google para a sua lista de ideias, poderá entender melhor os interesses do público, se utilizar as seguintes ferramentas:
- Google Keyword Planner (ferramenta de palavra-chave);
 - SEMrush (site para pesquisar palavras-chave, fazer análise competitiva, rastreamento de backlinks e insights)
 - Ahrefs (plataforma de SEO, gestão e análise de backlinks)
 - Ubersuggest (site para encontrar termos-chave para criar conteúdo orgânico)
 - Also Asked (site para pesquisar e entender o que o seu público está pesquisando.
 
Algumas dessas opções têm limite de uso na versão grátis, mas é suficiente para encontrar o que deseja e conhecer a ferramenta.
Passo 4: Análise da concorrência
Com sua relação de palavras-chave em mãos, investigue quais delas os seus concorrentes usam. Neste momento, você já tem em mãos tanto os termos que seu público prefere como o número de buscas mensais.
Agora, basta investigar quais palavras-chave que os concorrentes estão usando para validar a possibilidade de utilizá-las.
Por exemplo, se a concorrência por algum termo é muito alta, é sinal de que existe um público pagante por aquela palavra.
Mas antes dessa decisão, aprenda como analisar a concorrência de uma empresa, isso é essencial para escolher a palavra-chave mais relevante para o seu projeto.
Passo 5: Palavras de cauda longa e intenção de pesquisa
Se ainda está com dúvida de qual termo escolher, pense em utilizar palavras de cauda longa (Long Tail Keyword), essa é a maneira mais eficaz de compreender a intenção de pesquisa.
Imagine a seguinte situação: alguém digita no Google, “livro”.
O que será que ela quer com isso? Ou, qual tipo de livro ela deseja comprar?
Não dá para saber, não é mesmo? Afinal, isso pode ser qualquer livro.
Mas se ela digitar: livro de contabilidade para iniciantes, ficou muito mais específico, portanto, mais fácil de entregar o que a pessoa procura.
Esse é o segredo para criar conteúdo indicado para o seu público, pois além de facilitar a otimização para mecanismos de busca (SEO).
Leia este artigo se ainda não sabe o que é SEO e como ele pode posicionar o seu site no Google.
Por fim, observe que os produtores de conteúdo evitam usar as palavras de cauda curta, ou shorts tails porque elas não dizem nada sobre o que o usuário deseja.
Passo 6: Utilize palavras sinônimas e suas variações
Para aumentar sua lista de palavras use as palavras relacionadas e sinônimas. Isso aumenta as possibilidades de seu produto ou serviço aparecer quando as pessoas pesquisarem.
Essas palavras representam as diversas maneiras que as pessoas procuram por algum assunto.
Assim, durante as suas pesquisas registre em sua planilha alguns termos secundários que servirão para enriquecer o seu texto e torná-lo encontrável na internet.
Passo 7: Avalie a dificuldade de ranqueamento
Avaliar a dificuldade de palavras-chave significa determinar qual delas vale a pena competir por posicionamento com outros sites e blogs.
Você pode usar, para isso, as ferramentas que indiquei no passo três. Assim, poderá analisar quais termos estão na primeira página e por quê.
Para isso, você utilizará ferramentas que atribuem uma pontuação ou classificação que indica competitividade de uma palavra-chave.
Dessa maneira, você encontrará informações importantes como:
- Dificuldade de ranqueamento de um termo em uma escala de 0 a 100, quanto maior mais difícil.
 - Autoridade do site, quanto mais novo, menos autoridade. No caso, escolher palavras mais fáceis de ranquear é melhor.
 - Conteúdo de alta qualidade e relevância para o seu público. Quando as informações de um conteúdo são muito importantes para o público, é mais fácil se posicionar.
 - Analisar a presença digital do concorrente, é um fator que ajuda a entender a capacidade de competir.
 
Essa tarefa exige análise e interpretação de dados. Além disso, devido a frequente variação, é necessário monitorar sempre.
Por isso, é recomendável ter uma planilha com todas as informações sobre o texto, por exemplo:
- Palavra-chave principal e secundárias;
 - Volume de buscas;
 - Data de publicação dos posts, entre outros.
 
Se você aplicar esses sete passos na hora de produzir conteúdo para o seu site, certamente, dominará as principais estratégias de SEO on-page.
Conclusão:
Esses são os sete passos para fazer pesquisa de palavras-chave. O ideal é aprender a identificar a que possui mais potencial de gerar tráfego para o seu blog.
Ao iniciar o seu texto, distribua a palavra em locais estratégicos de SEO como no título e subtítulos, na descrição e ao longo do texto.
Por fim, lembre-se de manter o registro e monitorar o seu site inicialmente a cada três ou seis meses. Use para isso, o Google Analytics e o Google Search Console.
Agora que sabe como pesquisar uma palavra-chave, você pode fazer isso sozinho ou contar comigo para realizar essa tarefa e escrever artigos otimizados para SEO.
															
															




