Se você quer iniciar um negócio, precisa entender o que é nicho de mercado para escolher o seu. Isso porque, sem definir um nicho, é fácil se perder no planejamento e nas estratégias de vendas on-line.
Mas a boa notícia é que você pode evitar isso, pois neste artigo vamos entender juntos:
- O que é um nicho de mercado?
- Quais são os nichos mais lucrativos no marketing digital?
- Qual o melhor nicho para afiliados iniciantes?
Ao final da leitura, você terá uma visão clara de como encontrar o seu nicho, economizando tempo, energia e dinheiro, confira.
O que é um nicho de mercado?
Para entender esse conceito, pense que no mundo dos negócios existem grandes mercados, como saúde, finanças e bem-estar. Dentro dessas áreas, existem sub, micro e até nano áreas, onde é possível atuar.
Por exemplo, no setor de saúde, você pode encontrar médicos, enfermeiros, hospitais, remédios, pesquisadores, e muito mais. Cada um desses é um nicho ou um sub nicho.
Portanto, quando se fala em nicho, trata-se uma pequena parte de um setor maior, onde você pode resolver necessidades específicas.
Agora que compreendemos o que é, vamos entender como escolher um para começar um negócio do zero.
Como escolher um nicho de mercado?
A melhor maneira de escolher um segmento de mercado para atuar é começar pelas suas próprias experiências. Para entender melhor, confira a seguir alguns pontos para você listar:
- O que você gosta de fazer?
- Em quais das suas habilidades as pessoas te elogiam?
- Quais tarefas você faz com satisfação?
- Quais experiências e dificuldades já superou?
Essa investigação pode até levar algum tempo, mas a construção dessa lista vale o esforço.
Primeiro porque sempre há algo que podemos ensinar a alguém. Segundo, porque é mais fácil criar um blog corporativo a partir daquilo que já sabemos fazer.
Nichos mais lucrativos no marketing digital
Uma dica extra: tudo o que você já viveu pode ser útil na hora de escolher um nicho. Desde os livros que leu até as músicas que gosta. Portanto, não subestime nada!
Vivemos em um mundo onde podemos transformar praticamente tudo em produto. Então, olhe para as suas experiências com atenção, pois é possível conectar isso a outras pessoas para atraí-las até você.
Você pode listar, por exemplo:
- Que livros marcaram sua vida?
- Quais foram suas viagens favoritas?
- O que você aprendeu com filmes ou séries?
Observe que são essas experiências te ajudaram a se conectar com um público específico.
O que precisamos fazer é aprender como embalar essas experiências para resolver problemas reais. Quero dizer com isso que, os nichos mais lucrativos estão relacionados com as experiências cognitivas de cada pessoa.
Produtos lucrativos são produtos úteis
Muitas vezes, o produto mais lucrativo não é o mais comentado. Pense no fósforo. Ele foi criado no século XIX e, mesmo com tanta tecnologia, ainda é um item essencial e rentável.
Quando procurar um nicho ou produto, busque por algo útil, mesmo que seja simples. Pode ser exatamente isso que vai te trazer lucro.
Qual o melhor nicho para afiliados iniciantes?
Se, depois de tudo isso, você ainda tiver dúvidas sobre qual nicho escolher, aqui vai uma dica: olhe para a demanda! Analise, por exemplo, nichos com alta procura como:
- Educação
- Saúde
- Bem-estar
- Negócios
- Viagens
- Produtos para pets
Analisando, em primeiro lugar, os seus interesses, em segundo, as necessidades do mercado, você encontrará o equilíbrio perfeito entre produto, oferta e demanda.
Como definir seu nicho de mercado?
Depois de listar suas experiências e definir um segmento, o próximo passo é validar a escolha. Para isso, pesquise nas redes sociais e use ferramentas como:
- Google Trends para entender as tendências
- Google Adwords para ver o volume de pesquisas
- Semrush para descobrir as melhores palavras-chave
Esses sites oferecem dados importantes sobre quantidade de buscas como tendências e comportamento dos usuários. Essas informações, ajudarão você a ter uma visão clara da demanda existente para criar um negócio lucrativo.
Escolher uma porção de mercado para atuar é uma parte fundamental para o seu sucesso como empreendedor. Por isso, pesquise, estude e conecte-se com o público certo.
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