Muito se ouve falar em procrastinação, mas pouco se fala sobre quais são os motivos que nos fazem procrastinar.
Mas e se soubéssemos a causa da procrastinação, não seria mais fácil melhorar a nossa produtividade e qualidade de vida?
Se você também acredita que conhecimento liberta. Confira neste artigo as diferentes maneiras que a procrastinação se manifesta em nossas vidas.
O que significa procrastinação?
Antes de tudo, vamos entender essa palavrinha abençoada. Procrastinar significa protelar, deixar para depois, ou seja, é o nosso famoso: “empurrar com a barriga”, ou amanhã eu faço.
Na verdade, saber o que significa o termo procrastinar, não ajuda muito, afinal de contas, todo mundo sabe o que é.
O que precisamos, mesmo, é entender como ela se manifesta e como diminuir o seu impacto negativo em nossas vidas.
É sobre isso que conversaremos ao longo desse texto, você não só compreenderá as particularidades por trás do hábito de procrastinar como encontrará um jeito de lidar com a situação. Continue lendo!
1. Insegurança é um dos motivos que nos fazem procrastinar
Começaremos pela insegurança, não por ser a principal causa, mas por ser, em alguns casos, a mais recorrente, sutil, portanto, difícil de solucionar.
Pois bem! Uma pessoa pode se sentir insegura por vários fatores. Por exemplo, duvidar do próprio conhecimento a respeito de um assunto. Frequentemente ela diz:
- Não sei o suficiente
- Preciso estudar mais um pouco
- Ainda não estou pronto.
Se você também costuma falar assim, então procrastina por falta de segurança.
Para resolver a insegurança, nesse caso, é necessário identificar e listar todas as suas habilidades, incluindo, o processo e o tempo de execução.
Esse exercício, de autoconhecimento, mostrará quais são as suas capacidades, bem como as que ainda realmente precisa aprender. Com essas informações, poderá confrontar suas dúvidas internas toda vez que elas surgirem.
Assim, use essa estratégia de autoconhecimento para calar aquele diálogo interno que sempre te produz insegurança.
2. Aceite que todo começo é difícil
A procrastinação também se manifesta quando estamos diante de uma atividade difícil e complexa. É comum, nesses casos, fugirmos da execução.
Portanto, chamar o nosso lado racional para uma conversa é uma maneira eficiente de solucionar esse desafio.
Mais uma vez, confrontar a realidade é uma solução. Para tanto, verifique:
- Se possui experiência prática na tarefa
- O tipo e tamanho de complexidade do trabalho
- Se possui todas as ferramentas e recursos
- Se está com medo de sair da zona de conforto.
Além disso, analise se está desanimado diante do desafio ou se está com aquela preguicinha.
Ao refletir sobre esses pontos, além de reconhecer que todo começo é difícil, identificará qual a sua dificuldade para executar a tarefa, ajustando-a às suas necessidades.
Experimente essa estratégia toda vez que começar a estudar, vender, iniciar uma carreira nova ou empreender. Assim, evitará as projeções negativas e o adiamento das tarefas.
3. Ignorar os processos é um dos motivos que nos fazem procrastinar
Processo de um trabalho significa todos os passos necessários para sua execução. Logo, ignorá-lo é um dos motivos que fazem as pessoas procrastinar na hora de executar uma tarefa.
Por isso, seja qual for a atividade, pense antes no processo, quer dizer, faça um plano de ação. Esse cuidado revelará o passo a passo para a execução da tarefa e como pode fazer a otimização do tempo. Isso, por si só, diminuirá a expectativa e a ansiedade.
Além disso, é necessário aprender a ser feliz durante o processo de execução das tarefas. Para se inspirar, leia o livro O caminho do guerreiro pacífico. Com essa leitura, certamente, aprenderá a sentir prazer na sua jornada.
4. Aprenda o poder das recompensas
Se você é daquelas pessoas muito críticas sobre o seu desempenho diário que, nunca reconhece seu esforço ou se elogia. Naturalmente, está diante de um dos motivos que fazem procrastinar.
Afinal de contas, para que agir, se nem você mesmo reconhece o seu trabalho, não é mesmo?
Antes de pensar em vencer a procrastinação, é necessário lembrar que nosso cérebro está programado para economizar energia. Daí, se ao fim de uma atividade, ele só recebe críticas, para que se esforçar?
A solução para esse desafio interno é criar um sistema de recompensas que utilizará toda vez que terminar uma tarefa. Essa prática promoverá estímulo interno para iniciar e finalizar o seu trabalho.
Não pense que precisamos de muito para nos alegrar, basta o nosso próprio reconhecimento dos nossos esforços. Por isso, você pode se recompensar com pequenas atitudes como:
- Comer um doce, um bolo ou tomar um cafezinho;
- Parar uns minutos para relaxar;
- Sair e conversar com um alguém;
- Ficar alguns minutos nas redes sociais, ou em algum jogo;
- Ler um livro;
- Abraçar-se.
Se tem posses, dê-se uma joia cara, uma viagem ou um carro novo. Na verdade, não importa qual será a premiação, apenas crie o hábito de se recompensar pelo seu trabalho.
Para entender mais sobre o funcionamento do cérebro e o poder das recompensas, leia o livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg.
5. Não dominar um assunto, pode ser um dos motivos que nos fazem procrastinar
Outro fator que geralmente se enquadra em motivos da procrastinação que, geralmente, paralisa o indivíduo, é quando ele não domina um assunto.
Na verdade, todo mundo é assim, quando não sabe realizar uma atividade, bate aquela insegurança. E para resolver esse problema, recorremos ao exercício de autoconhecimento da seguinte maneira:
- Liste o que já sabe sobre o assunto
- Defina um objetivo e uma meta
- Descreva o passo a passo para a realização
- Defina um prazo para execução e finalização
- Descreva o que pode dar errado, baseado na experiência de outras pessoas.
Já conversamos até aqui sobre cinco, dos vinte motivos que te fazem procrastinar. Por uma acaso, você já percebeu que a clareza sobre a execução das atividades contribuem para decidirmos executar, ou não, as nossas tarefas?
6. Aprenda a ter visão de longo prazo e evite a procrastinação
A melhor frase para definir quem tem o hábito de adiar compromissos é: eu quero, mas tem que ser para ontem.
A pressa e a visão de curto prazo são um dos motivos que fazem procrastinar. Afinal, esse é o perfil de quem tem muitas tarefas e assuntos atrasados na vida.
Para resolver esse desafio é necessário sair do imediatismo criando um planejamento de vida para um, cinco e dez anos. Dessa maneira, aumentará sua percepção de tempo, reduzirá sua ansiedade, e, ainda, aumentará sua visão de longo prazo.
Ao aprender que a vida é um composto de processos, sairá do imediatismo e terá vigor para realizar os seus projetos de vida.
7. Não tente fazer tudo de uma vez
Você pode estar procrastinando porque tenta fazer tudo de uma vez. Vamos jogar uma luz sobre esse comportamento?
Existem pessoas multipotentes, isto é, pessoas que gostam muito de aprender, por isso, elas sabem de tudo um pouco. Leonardo da Vinci foi uma dessas pessoas. Ele era matemático, engenheiro, pintor, poeta, inventor, anatomista e outras profissões.
Se você é uma pessoa multi potencial, está tudo bem. Essa não é a questão, o que quero dizer é que, mesmo tendo muitas habilidades, é pouco provável que consiga fazer tudo simultaneamente.
Não sei você, mas não consigo imaginar Da Vinci, pintando telas, fazendo contas e analisando corpos, tudo isso, no mesmo instante.
O problema desse hábito de querer realizar tudo de uma vez, é a diluição do seu foco e a drenagem de suas energias. Nesse caso, a procrastinação acontece porque seu cérebro, sem foco, não sabe ao que dar atenção.
Logo, o ideal e saudável é priorizar as tarefas, executar e concluir uma por vez.
8. O perfeccionismo x procrastinação
O perfeccionismo é amigo íntimo do procrastinador. Quantas vezes, desistimos de um sonho porque acreditamos que não vai sair perfeito.
Primeiro, precisamos entender que a perfeição não existe, pois somos seres em constante evolução. Segundo, só faz bem feito quem se deu a oportunidade de fazer mal feito.
Por isso, esqueça a frase: “Se não for para fazer bem feito, não faço!”, pois sem repetição constante, não há aprendizado, muito menos aperfeiçoamento.
Mas, você pode também estar pensando…
Este não é o meu caso, porque eu sempre faço o que precisa ser feito, mas só não consigo entregar no prazo.
Precisamos entender que tanto o aditamento de tarefas quanto o descumprimento de prazos, são características do perfeccionista. Logo, ser detalhista também é ser perfeccionista.
A única maneira de superar esse desafio é estabelecendo medidas para a conclusão do seu trabalho. Em outras palavras, você deve conhecer o objetivo final de cada fase do seu trabalho.
Por exemplo, ao final desse artigo você espera encontrar 20 motivos que fazem procrastinar. O meu trabalho terminará quando eu entregar essa tarefa, ou seja, as sugestões desses motivos.
A ideia principal aqui, é evitar que fique buscando perfeição, mas a excelência em fazer o que precisa ser feito.
9. O medo do julgamento também é um dos motivos que fazem procrastinar
Se você é daquelas pessoas que a opinião dos outros importa, certamente, já teve muitas tarefas e projetos adiados.
O medo do julgamento tem forte influência nos motivos que fazem procrastinar, pois ele faz parte da natureza humana.
Para diminuir o impacto desse sentimento em sua vida, sempre que o sentir, pergunte: o que de pior pode acontecer se eu realizar esse projeto ou atividade?
Ao responder a essa pergunta, vai encontrar a irracionalidade do medo e poderá enfrentá-lo com mais leveza. Portanto, enfrente o medo do julgamento, não permita que a opinião alheia seja impedimento para o seu progresso.
10. Fuja da falta de iniciativa
Existem pessoas que procrastinam por falta de iniciativa. Outras, no entanto, demoram tanto que são obrigadas a fazer tudo às pressas, ou precisam de ajuda para saírem do sufoco.
O problema delas é a sua tendência a não prevenir o futuro, acumularem muitas tarefas e viverem dependendo dos outros.
A melhor solução para casos assim, é se conscientizar de que você é o único responsável pelos seus resultados.
Como pode perceber até aqui, é que o hábito de procrastinar é sutil. Ele usa uma roupagem para cada situação. Por esse motivo, muitas pessoas não conseguem identificar e enfrentar a situação.
Não quero dizer com isso, que não existam razões de ordem psicológica ou neurológica. Estou apenas trazendo a sutileza, os detalhes, as pequenas manifestações e ações.
O seu papel, diante disso, é apenas identificar as que atrapalham sua vida e mudar o tal hábito procrastinador.
11. Livre-se do excesso de planejamento
O excesso de planejamento é outro motivo que faz procrastinar. Para entender do que estou falando, lembra daquela historinha dos três sapinhos sentados no tronco de uma árvore e decidiram pular, mas não saíram do lugar?
É isso o que faz as pessoas que planejam demais. Elas investem muito tempo planejando e depois arranjam vários pretextos para não agir. As desculpas são as mais variadas: falta de dinheiro, de conhecimento, de sócio, de ferramentas.
Para esse ponto, o jeito é reduzir a complexidade do projeto e começar com o que tem em mãos. Então, lentamente, ajustar e completar o que falta.
Essa, portanto, é a receita mais simples para se livrar da procrastinação por excesso de planejamento, enfrentar a realidade dos fatos.
12. Você procrastina pelo excesso de tarefas
Se você é daquelas pessoas que gera renda, cuida dos filhos, do marido, da mãe, dos sogros, dos parentes e dos vizinhos. Além disso, se responsabiliza pelo pagamento das contas, cuida da casa e dos pets, então você procrastina por excesso de tarefas. Na verdade, o seu problema é cansaço.
Esse é seu caso? Então foque em se livrar da sobrecarga que está causando o sentimento de procrastinação.
Como ser humano, não é possível dar conta de tudo. Portanto, estabeleça prioridades e delegue tarefas.
Lembre-se de que você é insubstituível apenas no que se refere a dar amor, carinho, proteção e compreensão. Para o restante, alguém pode fazer.
Pense nisso com carinho e reduza o excesso de tarefas da sua vida.
13. Dificuldade em ter foco
A dificuldade em focar em uma atividade é um desafio para muitas pessoas, inclusive, para os procrastinadores.
Isso porque, nossa mente absorve tudo à sua volta. Ela registra as imagens para que o intelecto produza conceitos, pensamentos e sensações a respeito das circunstâncias.
Por isso, é fácil nos perdermos em devaneios, seja nas redes sociais, seja em outras situações. Na prática, essa facilidade em perder a concentração em algo acontece devido à nossa constante atividade cerebral.
Desse ponto, surge a necessidade de treinar a mente com exercícios de respiração, natação, ioga ou meditação para capacitá-la a manter o foco.
Além disso, é essencial aprender a observar os pensamentos, priorizar o sono e cuidar da alimentação para aumentar a capacidade cerebral em manter o foco. É possível melhorar o seu foco com autoconhecimento, ou, se necessário, com ajuda de um profissional qualificado.
14. Pare de estudar tanto
Antes de tudo, considere o seguinte provérbio árabe:
“Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia.”
Esse é o ponto, não te falta informação, o que te falta é prática, quer dizer, te falta se apropriar do conhecimento.
Assim, se você estuda e não pratica, não vivencia as experiências, por isso, está sempre sentindo que não sabe o suficiente.
Logo, se deseja resolver essa situação, estude muito, mas pratique muito mais do que estudou.
15. Conheça os seus traços de personalidade perfeccionistas
Outro motivo que faz procrastinar, pode ter relação com o funcionamento da sua mente.
Resumidamente, nós temos cinco traços de personalidade bem definidos que podem nos ajudar a compreender um pouco melhor as nossas atitudes.
É o seguinte, alguns desses traços, se estiverem saudáveis, são importantes para a consistência e execução de tarefas. Porém, se eles estiverem na dor, vão dificultar a realização e entrega do trabalho por acreditarem que não são bons o suficiente.
O autoconhecimento é fundamental para utilizar os seus traços de personalidade, os seus recursos internos com todo o seu potencial.
Para conhecer mais sobre os traços de personalidade, marque comigo uma análise corporal.
16. Falta de propósito na sua vida faz procrastinar
Primeiro, responda algumas perguntas:
- Por que você faz o que faz?
- A que veio neste planeta?
- Pelo que você quer ser lembrado quando partir desse mundo?
- Qual a sua contribuição na vida das pessoas?
Essas perguntas são existenciais, repleta de sentido para conduzir nossa vida.
A verdade é que preferimos fazer aquilo que preenche as nossas necessidades existenciais. Por esse motivo, se o que queremos fazer não coincide com elas, provavelmente procrastinamos.
Por isso, antes de tudo, trabalhe naquilo que tenha um propósito ou que saiba o porquê está fazendo aquele trabalho.
17. Tenha autoconfiança e supere a procrastinação
Acreditar em si é uma alavanca para a realização de qualquer tarefa. Se você não confia que pode trabalhar em algo, possivelmente não trabalhará, pois o medo de falhar será um impedimento.
Nesse caso, quem não sabe identificar se possui autoconfiança ou não, terá a vida paralisada. Você pode medir se confia em si, se diante de uma nova tarefa, percebendo a qualidade do seu pensamento e sentimento.
Assim, se ao olhar o desafio pensar que pode ou que não pode, é o que definirá sua força interna, se dará conta do recado.
Saber isso é importante, porque nossos pensamentos, conduz as nossas ações. Daí, se você acredita que não pode, o primeiro ímpeto, será nem começar.
A solução para esse problema é trabalhar a sua autoconfiança, colocando F.É. (Foco e Energia) para realizar tudo o que deseja nesta vida.
18. Viver sem metas é viver perdido
Pessoas que possuem metas claras e bem definidas, geralmente, atingem seus objetivos. Por outro lado, as que não tem não acreditam em ninguém, nem em si mesmo.
Quando não temos objetivos e metas, andamos ao léu, sem tarefas importantes para nossa vida. Nesse caso, a procrastinação acontece por não ter clareza do que se quer e de onde deseja chegar.
Quem está nessa condição, vai levando a vida, vai como costumamos dizer, empurrando com a barriga.
Nesse caso, o ideal é encontrar um objetivo e criar um plano de ação claro, específico e mensurável. A partir daí, estabelecer metas para tornar o desejo factível.
19. A falta de comprometimento é um dos motivos que fazem procrastinar
Vale a pena destacar que realizar atividades em dia é um dos desafios do procrastinador. Isso é um problema, pois pode ser interpretado como falta de comprometimento, mas não é bem assim.
Na verdade, isso acontece pela dificuldade em estabelecer prioridades para a própria vida.
Se realmente deseja se livrar do hábito de procrastinar, se comprometa com a sua vida, com as suas realizações pessoais, com os seus objetivos.
O nosso comprometimento nos ajuda a desejar, ponto essencial para dar alegria para a nossa existência. Portanto, comprometa-se e alcançará tudo o que deseja.
20. Não se compare aos outros, cada pessoa é única
Toda vez que nos comparamos com os outros, diminuímos o nosso valor.
Apesar de isso não acontecer porque queremos, mas como resultado da educação que recebemos e do ambiente em que crescemos. Ainda assim, precisamos mudar essa atitude e trabalhar a nossa própria autoestima.
Para isso, na hora que se pegar fazendo comparações, questione com as seguintes reflexões:
1) Ele(a) faz isso melhor do que eu…
2) Não sou bom ou boa o suficiente
3) Meu parente, minha amiga, meu vizinho não gostou
Para cada uma delas, coloque-se no centro e responda:
- Porque essas pessoas são suas referências?
- Porque você precisa ser bom para elas ou para elas?
- O que muda na sua vida se deixar de viver por elas?
Ao realizar essa tarefa, compreenderá que está dando valor de mais a quem não mudará em nada a sua história. Deixará de se considerar o centro das atenções, perceberá que as pessoas a sua volta estão vivendo.
São observações importantes para deixar o seu nível de consciência mais favorável e fortalecedor.
Esses foram apenas vinte motivos que, fazem procrastinar para te ajudar a refletir sobre o assunto. Espero que este conteúdo te ajude a perceber que a maioria dos nossos problemas de procrastinação é questão de conhecimento, autoconhecimento e atitude.
Gostou do artigo, deixe seu comentário abaixo.