Encontrar um nicho de mercado para atuar, apesar de não ser um bicho de sete cabeças, é um desafio para muitos que desejam empreender on-line. Especialmente para aqueles que acreditam que a fonte de renda depende apenas do conhecimento fora dele.
A dificuldade aumenta ainda mais quando, com a intenção de gerar renda pela internet, percebemos a infinidade de áreas de trabalho existentes.
Todavia, quando entendemos que nós somos o nosso nicho, o céu é o limite na hora de escolher um segmento de mercado para gerar renda.
Por isso, neste artigo, vamos refletir que o melhor lugar para encontrar um nicho de mercado é nas nossas próprias experiências de vida. Confira.
Use suas experiências para encontrar o nicho de mercado ideal para você
O primeiro passo para encontrar uma área de atuação ou uma profissão que gere ótimos retornos financeiros, é por meio do autoconhecimento.
Isso porque a maioria dos empreendimentos de sucesso, surgiram das experiências de vida das pessoas. Confira abaixo alguns exemplos.
Maria Odete Reis (Vovó Palmirinha) – Começou a cozinhar para sustentar sua família, após o término de seu casamento, vendendo bolos e salgados.
Dona Dirce – Ex-costureira, Dona Dirce começou a vender brigadeiros caseiros em São Paulo, e seu negócio de doces gourmet cresceu significativamente.
Zica Assis (Beleza Natural) – Começou como cabeleireira e, insatisfeita com os produtos disponíveis para cabelos cacheados, criou sua própria fórmula de relaxamento capilar.
Flávio Augusto da Silva – Fundador da escola de idiomas Wise Up, Flávio Augusto começou seu negócio sem capital, vendendo aulas de inglês por telefone.
Josh Pather – Josh, aos 10 anos, teve que vender seus brinquedos para ajudar a família a se mudar para os EUA. Ele usou essa experiência como base para desenvolver suas habilidades empreendedoras, que o levaram ao sucesso
Poderia listar vários nomes, mas você mesmo pode pesquisar casos de sucesso para se inspirar.
O objetivo desses exemplos é apenas te mostrar que, para encontrar um nicho de mercado, precisa olhar para dentro, ou seja, para sua bagagem existencial.
O seu conhecimento pode ser a fórmula para o seu sucesso
Nunca despreze o seu conhecimento ao procurar um produto ou serviço para vender, pois o seu jeito de preparar algo, é o seu diferencial.
O melhor caminho para ganhar dinheiro é identificar qual a sua habilidade ou experiência pode servir para ajudar outras pessoas.
É possível compreender melhor essa dinâmica observando criadores de conteúdo com grande potencial no Kwai e no Tik Tok lamentando porque ninguém vê seus conteúdos.
A verdade é que boa parte deles copiam o que deu certo para outro sem adicionar o seu toque pessoal, às suas experiências.
Para escolher um nicho de mercado deve lembrar, em primeiro lugar, que não existe concorrência para a autenticidade.
Isso significa que o seu jeito de executar, de comunicar e de se conectar com as pessoas é inimitável.
Assim, identificar qual das suas habilidades te levará ao sucesso. Precisa dessa informação antes de:
Passos essenciais para encontrar o melhor nicho de mercado para você
Para começar, esqueça os algoritmos, não se preocupe com os números, mas em como usará o seu conhecimento para se conectar com o seu público.
Em seguida, compreenda quem é você, o que sabe e como usará sua personalidade e sua voz para compartilhar o seu conhecimento.
Por fim, defina um produto ou serviço para começar. Logo depois, pesquise o mercado para entender como as outras pessoas fazem e estabelecer qual será o seu diferencial.
Cada vez que encontrar pessoas com ideias semelhantes às suas, lembre-se de que cada pessoa tem seu jeito de explicar a mesma receita de bolo. O segredo aqui é identificar o seu jeito de fazer.
A verdade é que, o seu conteúdo depende da sua personalidade, por isso, ele pode ser:
- Divertido
- Científico
- Informativo
- Sério
- Inspirador
- Educativo
- Motivacional
- Reflexivo
- Provocativo
- Criativo
- Emocional
- Contemplativo
- Inovador
- Prático
- Persuasivo
- Contundente.
Portanto, não se preocupe com a concorrência, mas em entender os seus traços de personalidade para entregar o que as pessoas precisam, do seu jeito.
A partir daí, comece a criar conteúdo para que o seu público te conheça e interaja com você.
Enfim, encontrar um nicho de mercado a partir do que faz sentido para você é a fórmula do sucesso de qualquer empreendimento.
Se ainda tem dúvida de por onde começar, me manda uma mensagem com a sua principal dúvida no WhatsApp.