Iniciar uma alimentação vegetariana é uma jornada cheia de desafios por muitos motivos, entre eles temos a falta de informação e a dificuldade adaptação.
Sabemos que mudar nossos costumes é desafiador, e quando essa mudança está relacionada aos nossos hábitos alimentares, é mais difícil ainda.
Por isso, sempre que desejamos mudar algo é importante conhecer quais são as principais barreiras e criar estratégias para superá-las. É justamente isso que encontrará nesta leitura, você conhecerá seis desafios que enfrentará para começar a comer comida vegetariana. Confira.
1. Dificuldade em abandonar nossos alimentos preferidos
A maior dificuldade para se tornar vegetariano é abrir mão de pratos tradicionais ou de alimentos que gostamos, como os churrascos nos finais de semana.
Se você ama muito estar com amigos para um churrasquinho, certamente sofrerá um pouco mais porque não se trata apenas do alimento, mas das relações interpessoais.
Aqui, a melhor maneira de superar é definir o porquê da sua mudança. Talvez, por um tempo, precise se afastar dos amigos até que alguns deles perceberam sua ausência, geralmente, esses apoiarão a sua mudança.
Caso contrário, siga seu caminho criando refeições vegetarianas simples e fazendo novos amigos.
Para outros pratos de sua preferência, basta substituí-los como o estrogonofe de frango, por exemplo, troque o ingrediente principal por cogumelo, palmitos ou outros.
2. Falta de tempo para cozinhar
A rotina agitada pode ser um grande obstáculo para essa mudança, por isso, no começo prefira receitas vegetarianas rápidas e práticas.
Como exemplo temos as sopas, os sautés ou salteados e as tigelas (bowls), essas são opções que demandam pouco tempo e oferecem uma nutrição completa.
Para facilitar o preparo das refeições, se possível, use panelas elétricas e processadores.
3. Receio de não conseguir todos os nutrientes
Outro desafio para iniciar uma alimentação vegetariana é a preocupação com a saúde. Por isso é necessário ter um plano alimentar que contenha todos os nutrientes indispensáveis ao corpo.
Então, antes de começar, procure um nutricionista especializado para desenvolver um plano alimentar personalizado.
Para uma refeição saudável não podem faltar alimentos fortificados, como leite vegetal com cálcio, e a suplementação de vitamina B12, recomendada para vegetarianos.
4. Comentários e pressão social
Toda mudança enfrenta resistências, sejam elas pessoais ou sociais. Nesse processo, ouvir comentários negativos ou pressão para “voltar ao normal”, geralmente, desmotivam as pessoas.
A melhor maneira de superar esse desafio é contar com grupos de apoio on-line ou comunidades locais.
Quanto aos parentes e amigos atuais, se necessário, explique suas escolhas e mostre de forma tranquila os benefícios de sua mudança. Caso não compreendam, respeitem, mostre que essa é sua posição e, principalmente, não julgue ou critique a alimentação deles.
Seu objetivo é cuidar da sua saúde, não “evangelizar” o vegetarianismo. Agindo assim, o seu respeito será um exemplo para que os outros respeitem você também.
5. Adaptação a novos sabores e texturas
Experimentar novos alimentos pode ser um pouco desafiador, mas é uma oportunidade de expandir o paladar e descobrir novos favoritos.
Para superar essa dificuldade, inclua gradualmente alimentos como tofu, tempeh e algas nas refeições, aprenda a prepará-los de maneiras que realcem seus sabores.
6. Custo inicial de alguns ingredientes
O preço de alguns alimentos vegetarianos, como castanhas ou produtos especializados, podem ser um impedimento para adquiri-los.
Nesse caso, procure consumir alimentos locais e sazonais, ou adquira-os a granel. Dessa maneira, tornará o custo das suas refeições mais acessíveis.
É possível também reduzir custos se planejar suas compras e aproveitar as promoções. Além disso, comprar leguminosas e vegetais frescos em feiras livres, pode ser uma ótima opção para pagar mais barato e ainda ter alimentos frescos.
Como pode perceber até aqui, superar esses desafios exige paciência e dedicação, mas cada pequena vitória fortalecerá sua jornada.
Agora que sabe o que fazer para superar os desafios de iniciar uma alimentação vegetariana, leia também os impactos positivos de uma alimentação vegetariana.