É natural errar quando começamos empreender na internet, mas podemos minimizar nossas falhas se soubermos quais são os erros mais comuns no marketing digital.
Definir objetivos e metas, por exemplo, é uma maneira eficaz para evitar cometer erros simples e desnecessários como ficar se comparando com grandes empreendedores.
Ter um plano de negócio, também ajuda a alinhar e direcionar suas ações para alcançar resultados. A falta de planejamento é um erro básico, pois a falta dele pode impedir o crescimento da sua empresa.
Se você está começando um negócio do zero, não investir no próprio conhecimento também é um erro muito comum.
Além desses erros, neste artigo, conversaremos sobre mais cinco erros comuns no marketing digital e como evitá-los. Continue lendo para conhecer quais são eles.
1. A escolha do nicho de mercado é um dos erros mais comuns no marketing digital
Mesmo quem já tem uma profissão definida, se perde na hora de encontrar um nicho de mercado para trabalhar na internet. É possível se perder, por exemplo, na escolha de um nicho muito amplo ou de tema muito rentável, mas que não temos afinidade alguma.
O ideal, portanto, é seguir o conceito de “você é o seu nicho” atribuído a Gary Vaynerchuk. A partir dessa ideia, o ideal é não tentar se encaixar em um nicho, mas compartilhar suas próprias histórias e habilidades.
Escolher dessa maneira, significa trazer autenticidade para o seu negócio, usando seus interesses, paixões e experiências pessoais para o mercado.
Assim, para não errar na escolha do nicho de mercado, invista em identificar suas competências e habilidades para, então, encaixá-las em algum nicho.
2. Não conhecer o perfil do público-alvo
Quem não conhece o seu público, não consegue atraí-lo, muito menos se comunicar com ele.
Falhar nesse item significa que não realizou uma pesquisa de mercado eficaz para identificar, além de outras informações, o público-alvo.
Para corrigir essa falha, fundamental para o sucesso do seu empreendimento, você deve:
- Pesquisar o seu público-alvo para entender as necessidades deles.
- Analisar como seu produto pode ajudar.
- Definir uma ou mais personas.
A partir dessas informações crie uma pauta de conteúdo para produzir conteúdo que converse com ele.
3. Não conhecer estratégias de marketing de conteúdo
Após conhecer o seu público e definir as suas personas, é necessário entender como funcionam as estratégias de marketing de conteúdo.
Isso porque não importa o quanto as tecnologias avançaram, a comunicação entre as pessoas sempre vai existir. Por esse motivo, compreender como funciona o marketing de conteúdo pode ajudar:
- Entender o mercado
- Estudar o cliente
- Compreender o que ele busca
- Conhecer em qual plataforma ele está
- Criar conteúdo estratégico para servi-lo.
Esses pontos são um resumo dos benefícios de conhecer e aplicar essa técnica.
Por isso, não caia em armadilhas. Aprenda sobre marketing de conteúdo.
4. Ignorar a experiência do cliente
É muito comum a gente criar um site ou blog, encher de conteúdo, mas não verificar quão lento e difícil de navegar ele é. Muitas vezes, inclusive, os donos dos sites não observam a complexidade do processo de compra.
A verdade é que, ignorar esses pontos, pode afastar clientes. Observar a experiência do usuário é fundamental para converter visitantes em compradores.
Por isso, a aplicação de técnicas de SEO é útil para ajudar as pessoas a encontrarem sua marca na internet. Para garantir que o cliente tenha uma boa experiência no seu site, periodicamente, faça auditoria de SEO.
Enfim, para fugir desse erro comum no marketing digital, considere a experiência do usuário uma prioridade em seu plano de ação.
5. Medo de investir
Você até pode começar fazendo tudo sozinho, mas se quiser crescer precisará investir em ferramentas, em profissionais especialistas em marketing, design ou conteúdo.
Quando a gente terceiriza tarefas pode otimizar o tempo para executar tarefas que só você pode realizar.
Para corrigir esse erro, toda vez que receber algum dinheiro pela venda de seus produtos ou serviços, separe um valor para investir no seu negócio.
Você encontrou neste artigo alguns erros comuns no marketing digital que, se não evitar, poderão atrapalhar os seus resultados.
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