Como escrever para um blog é uma pergunta bem comum de quem deseja usar essa ferramenta para divulgar produtos e serviços.
Logo, entender esse “como” é essencial para criar conteúdos estratégicos que ajudam o leitor e aparecem nos buscadores. A tarefa não é fácil, mas é simples de aplicar. Confira.
Como escrever artigos para blogs – o básico indispensável
Apesar de escrever artigos para a web não ser um bicho de sete cabeças, precisamos compreender pontos básicos e indispensáveis para uma boa redação.
O primeiro ponto é que a produção do texto segue a mesma estrutura de redação que aprendemos na escola, isto é, introdução, desenvolvimento e conclusão.
O segundo ponto diz respeito ao foco do artigo, que precisa sempre resolver um problema ou eliminar uma possível dúvida do leitor. Para isso, utilizamos palavras-chave e a intenção de busca para entregar nos posts o que os visitantes procuram.
Compreendemos a intenção de pesquisa do usuário, quando respondemos às seguintes perguntas:
- O quê?
- Como?
- Por quê?
- Entre outros.
Essas perguntas são ótimos auxiliares para entregar ao leitor o que ele deseja.
Sobre a intenção do leitor
Por exemplo, uma pessoa que pesquisa “o quê”, ela pode ter dúvida sobre significados, sobre conceitos. Ela não sabe o que é, por isso, procura um texto que explique, que esclareça sua dúvida.
Já quem pergunta “como”, espera encontrar um passo a passo ou instruções essenciais de como fazer. O objetivo dela, portanto, é aprender como faz.
Por fim, quem pergunta “porque” alguma coisa, deseja se aprofundar mais no assunto. O objetivo pode ser entender melhor para que serve, o que resolve e como o tal assunto pode ajudar no seu problema, mudar sua vida.
A partir desse conhecimento, basta seguir algumas regras fundamentais sobre produção de conteúdo de valor para sua audiência. Confira.
Siga a regra do menos é mais
Escrever artigos para blog é um trabalho muito intenso, pois exige, antes de tudo, pesquisa e estudo sobre o tema que escreverá. Por isso, no começo, escolha apenas dois assuntos entre todos os que definiu para o seu blog corporativo.
Isso porque ao escolher dois temas, criará dez títulos para cada um deles. Assim, você terá vinte maneiras diferentes de explicar os tais assuntos.
Observe apenas se os temas possuem:
- Relação com o produto ou serviço que pretende divulgar;
- Não repete as palavras-chave;
- Possibilidade de aplicar diversas abordagens sobre o assunto;
- Facilidade para se conectar com o seu público.
Se, de início, focar apenas nesses dois assuntos, criará vários tipos de conteúdos como:
- Artigos para blog;
- Roteiros para vídeos;
- E-books;
- Podcasts;
- Infográficos;
- Posts para redes sociais.
Como pode perceber, com apenas dois temas, é possível distribuir conteúdos em vários formatos. E, caso aplique essa ideia, terá 120 conteúdos para divulgar o seu projeto.
É nesse sentido que menos é mais, compreendeu?
Como escrever para blog e para outras plataformas?
Antes de escrever a primeira palavra, liste tudo o que sabe ou precisa saber sobre o assunto. Dessa maneira, criará um conteúdo único e autêntico. Afinal de contas, escrever pensando em explicar o que sabemos é muito mais fácil.
Assim, em vez de se preocupar demais com quem lerá o seu texto, estude as diversas plataformas para adaptar o conteúdo a cada uma delas. Essa é a maneira mais eficiente de distribuir o seu conteúdo e atrair mais visitantes para suas páginas.
Escreva pensando em captar contato dos seus leitores
A função de um blog é atrair novos leitores, portanto, clientes para uma empresa. Por isso, cada peça de conteúdo tem por objetivo captar a atenção e os dados de contato deles.
Você precisa pensar que o seu texto tem função semelhante a da parábola do semeador, quer dizer, lançar sementes.
Como o artigo de um blog é um meio de atração, ele precisa resolver desde dúvidas simples até as mais complexas. É dessa maneira que iniciará um relacionamento com o seu público para solucionar os problemas de quem:
- Despencou entre pedregais, ou seja, aqueles pouco interessados
- Se estatelou entre espinhos, isto é, os que acreditam, mas duvidam que pode.
- Mergulhou em boa terra, que são os leitores dispostos a pagar para resolver seu problema.
Por esse motivo, toda vez que escrever um artigo, pense em capturar os dados do leitor para conversar posteriormente com ele. Falando nisso, preencha o formulário abaixo e me conte o que mais gostaria de encontrar neste blog.
Use as técnicas de SEO On Page para que o leitor encontrar o seu conteúdo no Google
Ao produzir um texto precisa pensar no leitor e nos mecanismos de busca. Por esse motivo o uso da palavra-chave é tão importante, sem ela, você não resolverá o problema do leitor, tampouco os mecanismos de busca poderá sugerir o seu texto.
Isso significa que, além de se preocupar com a experiência do usuário, essas palavras devem aparecer em locais específicos do seu artigo, como:
- Título
- URL, por exemplo, https://josianesilva.com.br/otimizacao-do-tempo/
- Nos subtítulos H2, H3, H4, assim por diante
- Na introdução do artigo
- Na descrição
- E algumas vezes ao longo do texto.
Assim, antes de escrever o seu texto, pesquise a palavra-chave principal e as relacionadas. Isso aumentará as possibilidades de posicionamento do artigo no Google.
Neste artigo você viu como escrever para um blog. Falamos aqui sobre a importância de conhecer a intenção do leitor, a regra do menos é mais, captação de contato e SEO.
Espero que essas informações te ajudem a escrever artigos para blog com mais facilidade.
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