Você sabe como analisar a concorrência de uma empresa? Se sim, que bom, mas se não sabe, leia este artigo onde compartilharei o essencial que aprendi sobre o assunto.
Analisar a concorrência é uma tarefa muito comum no mundo dos empreendimentos porque serve tanto para entender o mercado quanto para definir objetivos e metas.
O problema é que, quando começamos a empreender, não sabemos exatamente o que e como realizar essa tal análise.
Então, se você também tem essa dúvida, encontrará neste post os passos essenciais para realizar essa tarefa. Confira.
1. Identifique seus concorrentes
O primeiro passo para realizar uma análise de concorrência é identificar quem são seus opositores diretos e indiretos. Para isso, encontre e liste as empresas que atuam no mesmo segmento e competem com você por clientes.
Após a identificação, analise qual é o modelo de negócio delas para descobrir:
- Como geram receita?
- Qual estratégia usam para vender seus produtos ou serviços?
- Quais são as estratégias de marketing?
- Como se diferenciam dos demais concorrentes?
Essa pesquisa é fundamental para quem deseja começar um negócio do zero, destacando o seu diferencial.
Antes de continuarmos, confira a seguir quais são os três tipos de concorrência, isso facilitará sua pesquisa.
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Concorrência direta
Diz-se concorrência direta daquelas empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes. A análise desse tipo de disputa, portanto, é essencial para estabelecer vantagens competitivas e corrigir deficiências.
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Concorrência indireta
Já a concorrência indireta é aquela em que as necessidades dos clientes são similares, mesmo com produtos diferentes. Por isso, conhecer essa característica de competição é fundamental para ampliar sua visão estratégica.
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Concorrência substituta
Por fim, a concorrência substituta é aquela em que os produtos ou serviços diferentes dos seus, também atendem à mesma necessidade do cliente. Esse conhecimento é essencial para antecipar mudanças no comportamento do consumidor e sair na frente da sua concorrência.
2. Faça uma pesquisa de mercado para analisar o marketing dos concorrentes
Realizar uma pesquisa de mercado contribui para levantar dados sobre as estratégias de marketing de seus concorrentes. O seu objetivo, portanto, é saber como funciona a comercialização e extrair ideias para o seu projeto. Para isso, observe:
- Como eles se promovem
- Onde eles promovem
- Quais canais de marketing usam
- Como eles criam sua marca?
3. Faça uma análise de preços
Não tem como entrar no mercado sem uma análise de preços, pois essa informação é fundamental para fazer cálculos realista para o seu projeto.
Com os dados dessa análise é possível:
- Definir o seu público-alvo
- Entender qual será o ticket médio
- Determinar qual será o diferencial da sua empresa
- Como será a estratégia de promoções e descontos.
4. Descubra como são as avaliações dos clientes
Assim que concluir os três pontos acima, pesquise os clientes de seus concorrentes para entender o que dizem sobre os seus produtos ou serviços. Dessa maneira, poderá utilizar a opinião deles para melhorar seus próprios produtos ou serviços.
Para essa tarefa, use apenas fontes confiáveis como:
- Relatórios setoriais
- Análises de mercado
- Redes sociais.
Além disso, registre informações sobre dados demográficos, segmentação de público-alvo e tendências do mercado.
5. Faça Benchmarking
O benchmarking é uma técnica para comparar seus próprios processos e resultados com o de seus concorrentes. A ideia, portanto, é levantar informações para melhorar pontos importantes como:
- Qualidade do produto
- Tempo de entrega
- Atendimento ao cliente
- Satisfação do cliente, entre outros.
6. Ferramentas on-line para analisar concorrentes
Apesar de a análise de concorrentes parecer uma tarefa complicada e cansativa, é possível facilitar essa tarefa com ferramentas on-line como:
Essa ferramenta oferece análises de tráfego de site, palavras-chave orgânicas e pagas, permitindo que você entenda a estratégia de SEO e marketing de seus concorrentes.
Essa, por exemplo, é ideal para análise de backlinks, palavras-chave e conteúdo. Com ela é possível descobrir as estratégias de criação de links de seus concorrentes e seus pontos fortes em SEO.
Com essa, é possível receber notificações por e-mail informações toda vez que alguém mencionar seus concorrentes. Para isso, basta ativar o Google Alerts para acompanhar atividades e reações do mercado em tempo real.
Analisar a concorrência é um processo contínuo, por isso, não se prenda aos detalhes. O ideal é pegar algumas informações para analisar, criar um plano de negócio e partir para prática.
Bom, esse foi o básico que aprendi sobre como analisar a concorrência de uma empresa. Espero que seja útil para você também.