Pular para o conteúdo

Blog corporativo: a estratégia para conquistar e fidelizar clientes!

O blog corporativo é um recurso essencial de comunicação da empresa com o seu público. Isso porque por meio dele é possível mostrar às pessoas como os seus produtos ou serviços podem ajudá-las.

Neste artigo, entenderá melhor as vantagens de ter um blog corporativo como ferramenta para atrair e para fidelizar clientes. 

Então, continue lendo para conhecer as nove vantagens que esta estratégia de blog pode trazer para o seu negócio.

Qual a diferença entre site e blog corporativo?

Antes de prosseguirmos, é interessante você saber diferenciar site e blog, assim, poderá usar as duas ferramentas da maneira correta para promover sua empresa.

blog corporativo

A diferença entre os dois se refere a funcionalidade. Por exemplo, o site é o endereço da sua empresa, em que é possível vincular páginas para compartilhar o nome do seu empreendimento na web.

Já o blog, é como um diário onde você escreve suas ideias, descreve seus produtos ou serviços, e soluciona problemas específicos dos visitantes.

Portanto, essa plataforma serve para publicar postagens referentes aos objetivos comerciais e relacionais da empresa. Essa informação é essencial para quem pretende começar um negócio do zero.

Agora, conheça quais são as vantagens de ter um blog.

1- Conectar sua empresa com o público-alvo

A maior vantagem de ter um blog é a oportunidade de se conectar diretamente com o público-alvo por meio de conteúdo informativo e educativo.

Conectar sua empresa com o público-alvo

Isso é possível devido a sua característica de uma ferramenta de comunicação, interação e captação de contato dos visitantes e leitores.

2- Aumentar a visibilidade na internet

Os assuntos de um blog seguem as técnicas de marketing de conteúdo com o uso de palavras-chave e otimização para os mecanismos de buscas, SEO. Dessa maneira, é possível aumentar a visibilidade de sua marca na internet.

Aumentar a visibilidade na internet

Assim, quanto mais artigos publicar com os termos-chave que seu público usa, mais oportunidades terá deles o encontrarem organicamente.

3- Demonstrar autoridade 

As pessoas reconhecerão a autoridade da sua empresa ao criar conteúdos sobre os problemas que ela resolve. Não só isso, como também ajudá-las com dificuldades adjacentes.

Por isso, procure conhecer o seu público e as necessidades dele. Dessa maneira, poderá ajudá-lo com a publicação de textos exclusivos e relevantes.

4- Gerar leads e conversões

Blog-corporativo-gerar-leads-e-conversões

Com um blog corporativo poderá gerar leads, isto é, lista com potenciais clientes para a sua empresa. Isso porque em um blog é possível colocar formulários de contato em pontos estratégicos como:

  • Topo da página
  • Meio dos artigos
  • Barra lateral do blog.

A captação dos dados de visitantes é essencial para aumentar a aproximação entre eles e a sua marca. A maneira mais eficaz para conseguir esses dados é utilizando ferramentas de e-mail marketing e WhatsApp. 

Agindo dessa maneira, conhecerá mais de perto seus potenciais clientes, as suas necessidades e aumentar as suas vendas.

5- Marketing de conteúdo acessível

Para garantir bons resultados para o seu projeto, o seu blog precisa utilizar estratégias de marketing de conteúdo. 

Essa técnica utiliza pesquisas e dados sobre o público para produzir conteúdo de valor para os usuários de internet e visitantes do blog.

Na verdade, um negócio com acesso a essa estratégia, pode aumentar o número de seguidores, de clientes e de vendas. Portanto, invista tempo suficiente para elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa.

6- Feedback e interação com o público

Como já conversamos acima, o blog é uma ferramenta que também possibilita interagir diretamente com o público pela captação de contatos. Além disso, é possível ter um retorno e interagir diretamente com o público por meio de:

  • Comentários
  • Perguntas
  • Compartilhamento de opiniões.

Esse tipo de interação cria um senso de comunidade e fidelidade. Sem contar que, gera um grande aprendizado sobre o leitor, o que te possibilita aperfeiçoar seus produtos e serviços.

7- Acompanhar métricas e análise de desempenho

Acompanhar métricas e análise de desempenho

Além de todas as vantagens que apresentamos acima, com um blog é possível analisar o desempenho do conteúdo sem grandes desvios. Isso porque ferramentas como o Google Analytics fornecem todas as métricas necessárias de análise. 

É possível obter informações relevantes, como:

  • O número de visitantes
  • Tempo de permanência
  • Taxa de rejeição e muito mais. 

A partir desses dados, é possível entender o que está funcionando bem e o que precisa de melhorias. Assim, poderá ajustar a estratégia de conteúdo para obter mais resultados.

8- Integrar as ferramentas de marketing digital

Uma empresa que possuí um blog pode integrá-lo a outras estratégias de marketing digital como:

  • Redes sociais
  • E-mail marketing
  • Estratégia de SEO (otimização de mecanismos de busca), entre outros.

Essa integração é importante para que as suas vendas não dependam apenas dos algoritmos de outras plataformas de divulgação. Isso porque a sua estratégia de marketing se faz de fora para dentro, ou seja, da internet para a sua carteira de clientes. 

9- Criação de um ativo de longo prazo

Por fim, ter um blog significa possuir um ativo de longo prazo, pois o conteúdo dele permanece acessível por um longo período. 

Mas sem um blog, isso não acontece, uma vez que o fluxo de informações nas redes sociais se perdem com facilidade.

Portanto, investir na criação de um blog corporativo, pode ser uma decisão inteligente com benefícios duradouros e de baixo custo para sua empresa.

Gostou de conhecer as vantagens de ter um blog? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.