Você sabia que se fizer uma auditoria de SEO no seu site, poderá melhorar o desempenho dele?
Mas o que significa essa tal revisão e como fazer esse exame do SEO do meu site, você deve estar se perguntando.
Essas dúvidas me ocorreram quando, fazendo prospecção para conseguir trabalho como redator freelancer, me deparei com a seguinte proposta:
Imediatamente pensei: preciso aprender isso para aplicar no meu blog. Então, fui até o Chat GPT e fiz as seguintes perguntas:
- Quais as tendências atuais de SEO
- Como fazer uma auditoria de SEO
- O que é SEO técnico
- Como corrigir erros apontados no PageSpeed Insight, gtmetrix, seositecheckup, search Console, entre outros.
Fiquei surpresa ao descobrir que nunca prestei atenção a esse detalhe tão importante.
Depois dessa consulta, fiz várias pesquisas e testes, reunindo pontos essenciais em um pequeno livro para ajudar iniciantes como eu, a posicionar seus conteúdos no Google.
Agora, sim, poderemos examinar e ajustar o conteúdo do nosso site com mais facilidade. Se também deseja aprender como melhorar o desempenho do seu blog nos mecanismos de buscas, confira Guia Completo de Auditoria de SEO.
As tendências atuais do SEO
O mundo do SEO está em constante evolução. O que funcionava há alguns anos pode não ser mais eficaz hoje. No livro, explico detalhadamente as tendências atuais, como a importância do Core Web Vitals, SEO para dispositivos móveis e o foco crescente na intenção de busca do usuário.
Precisamos atentar que o Google valoriza muito a experiência do usuário e isso inclui:
- Velocidade de carregamento das páginas
- Interatividade
- Estabilidade visual.
O nome dessas três métricas é Core Web Vitals, e elas desempenham um papel importante no ranqueamento.
Além disso, precisamos aprender a otimizar os conteúdos do site para facilitar as pesquisas por voz. Isso porque atualmente podemos contar com a tecnologia das assistentes virtuais e do uso massivo de dispositivos móveis pelos usuários de internet.
Por isso, no livro, você vai aprender como adaptar seu site para essas mudanças e garantir que ele se mantenha competitivo.
Como fazer uma auditoria de SEO
Uma auditoria de SEO é um processo que envolve a análise de diversos fatores que afetam o desempenho e a visibilidade do seu site nos motores de busca. No meu livro, você encontrará o passo a passo para realizar sua auditoria.
Você vai aprender, por exemplo, a usar ferramentas como:
- Google Search Console
- PageSpeed Insights
- GTmetrix
- Ahrefs
- Screaming Frog.
Essas ferramentas são necessárias para identificar problemas técnicos e de conteúdo como
- Indexação correta
- Correção de links quebrados
- Otimização do tempo de carregamento das páginas.
Além disso, aprenderá sobre a importância das meta tags como um dos fatores mais básicos e importantes para o SEO e ranqueamento de páginas.
O que é SEO Técnico
O SEO técnico é o trabalho back-end, isto é, na parte interna do site, em tudo aquilo que o usuário não vê. A partir dele é que ajustamos o sistema para que o Google aproveite todo o nosso conteúdo.
Por isso, no livro, falaremos como identificar e corrigir os principais problemas técnicos, como:
- Velocidade de carregamento: otimizando imagens, arquivos e cache do navegador.
- Segurança (HTTPS): sites sem certificado SSL sofrem penalização do Google e dispersão do tráfego.
- Arquitetura do site: estruturar bem a hierarquia de links internos e organização dos menus para que os motores de busca rastreiem suas páginas de maneira mais eficiente.
Ao concluir este capítulo, você poderá implementar soluções práticas para deixar seu site tecnicamente perfeito para competir nas primeiras posições do Google.
Como corrigir erros apontados pelas ferramentas de auditoria
As ferramentas para analisar sites são como os olhos que enxergam o que você, muitas vezes, não consegue ver. Por isso, no livro, aprenderemos usar as principais ferramentas para identificar e corrigir erros como:
- Google Search Console
- PageSpeed Insights
- GTmetrix
- Seositecheckup
- Ahrefs.
Cada uma delas oferece relatórios com pontos que podem estar prejudicando o seu site. Por exemplo, o PageSpeed Insights pode mostrar que precisa comprimir as imagens para ficar mais leve. Já o GTmetrix pode apontar que há muitos scripts de JavaScript bloqueando o carregamento da página.
Além de aprender a usar essas ferramentas, entenderá como interpretar esses relatórios e a aplicar as correções de forma prática. Isso inclui:
- Compressão de imagens
- Habilitação de cache no navegador
- Minimização de arquivos CSS e JavaScript
- Correção de problemas de usabilidade em dispositivos móveis.
Outras ferramentas úteis
Além dessas ferramentas, existem outras que também são muito úteis para examinar o desempenho de um site. Podemos citar como exemplo a Ahrefs e Screaming Frog que ajudam a fazer uma análise mais profunda dos backlinks, conteúdo duplicado e rastreamento de URLs.
Temos ainda o Pingdom um excelente mecanismo para monitorar a velocidade do site e encontrar gargalos que podem estar prejudicando o tempo de carregamento.
No livro, você aprenderá a usar essas ferramentas de forma integrada, garantindo a possibilidade de analisar e otimizar cada aspecto do SEO.
Conclusão: O que você aprenderá com este Livro
Ao ler este livro, você vai entender que uma auditar um site não é apenas sobre encontrar problemas, mas também sobre corrigi-los e melhorar continuamente seu site.
Você entenderá as tendências mais recentes de otimização para mecanismos de buscas e como corrigir erros técnicos.
Com uma linguagem simples, meu objetivo é que você aprenda o que é necessário para ranquear, e saiba como aplicar cada conceito, na prática.
Portanto, se você quer levar seu site para o próximo nível, este Guia Completo de Auditoria de SEO está aqui para te ajudar.