como fazer uma pesquisa de mercado: Estratégia essencial para fazer seu projeto dar certo

Ninguém deveria começar a empreender sem, antes, fazer uma pesquisa de mercado para entender o seu público, a concorrência e as tendências do negócio.

Isso porque essa investigação é essencial para auxiliar na construção de estratégias de marketing, evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Portanto, se ainda não sabe como fazer, neste artigo conhecerá sete passos para realizar uma investigação quantitativa e qualitativa de maneira eficaz. Confira.

Conheça 7 passos para realizar uma boa pesquisa de mercado

Pesquisa de mercado: Estratégia essencial para fazer seu projeto dar certo

A melhor maneira de iniciar um empreendimento é identificando oportunidades e ameaças. Essa identificação é essencial tanto para evitar prejuízos como para orientar nas escolhas e decisões mais vantajosas para o negócio. 

Sem mais delongas, continue lendo para entender como realizar uma pesquisa de mercado eficaz.

1. Defina os objetivos de sua pesquisa

Para começar, defina os objetivos da sua pesquisa, isso servirá tanto para orientar sua pesquisa quanto para não perder o foco durante o processo de investigação.

2. Identifique seu público-alvo

Após definir os objetivos, é fundamental conhecer o seu público-alvo. Essa definição se torna mais simples se souber descrever claramente qual o problema que sua empresa ou produto resolve. 

A partir dessa descrição, obtenha dados como idade, sexo, renda, nível de educação, etc. Dessa maneira, poderá responder questões como:

  • Quais são os principais problemas do seu público?
  • Onde poderá encontrá-los?
  • Como chamará a atenção deles para o seu empreendimento?

Com essas informações comece a criar o seu plano de negócio.

3. Escolha o método de pesquisa

É importante lembrar que existem dois tipos de pesquisas, a quantitativa (quantidade) e a qualitativa (qualidade). 

Para facilitar a compreensão, vamos entender qual a aplicação de cada uma delas. 

Quando falamos em pesquisas quantitativas, estamos falando sobre dados numéricos, por exemplo, número de pessoas que compram ou se interessam por um produto.

Para encontrar esses números utilize ferramentas como:

Mas quando nos referimos às qualitativas desejamos conhecer, por exemplo, o comportamento do consumidor. Para esse tipo de investigação use questionários, análises de comentários, entrevistas e outros meios que mostre as preferências e necessidades do público-alvo em questão.

4. Desenvolva um questionário

Falando ainda sobre investigação qualitativa, o desenvolvimento de um questionário é fundamental para:

  • Coletar dados pessoais dos participantes
  • Conhecer quais são as suas necessidades e desejos
  • Identificar quais são suas expectativas de solução.

Por esses motivos, esse tipo de questionário deve conter questões abertas e fechadas, pois elas ajudam a entender melhor o comportamento dos seus clientes.

6. Analise os dados

Quaisquer que sejam os métodos de pesquisa que utilizar, é possível contar com as tecnologias para nos ajudar a analisar os dados que coletamos. Você pode usar, por exemplo, ferramentas como:

Apesar de cada uma delas ter uma função, é possível identificar padrões e tendências de mercado, bem como o comportamento do consumidor.

7. Tire conclusões

Após levantar as informações sobre o seu público e seu setor de atuação, é hora de analisar os dados para obter as suas conclusões. Apesar de essa investigação ser um trabalho contínuo, não se deve prender a muitos detalhes. 

Assim, ao final de sua pesquisa deve conhecer pontos importantes como, onde e como abordar seus clientes. Você deve saber também como se comunicar com eles por meio de storytelling, por exemplo.

Gostou de entender como fazer pesquisa de mercado? Então, deixe seu comentário abaixo.

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