Como analisar a concorrência de uma empresa para sair na frente

Como analisar a concorrência de uma empresa para sair na frenteVocê sabe como analisar a concorrência de uma empresa? Se sim, que bom, mas se não sabe, leia este artigo onde compartilharei o essencial que aprendi sobre o assunto.

Analisar a concorrência é uma tarefa muito comum no mundo dos empreendimentos porque serve tanto para entender o mercado quanto para definir objetivos e metas

O problema é que, quando começamos a empreender, não sabemos exatamente o que e como realizar essa tal análise.

Então, se você também tem essa dúvida, encontrará neste post os passos essenciais para realizar essa tarefa. Confira. 

1. Identifique seus concorrentes

O primeiro passo para realizar uma análise de concorrência é identificar quem são seus opositores diretos e indiretos. Para isso, encontre e liste as empresas que atuam no mesmo segmento e competem com você por clientes.

Após a identificação, analise qual é o modelo de negócio delas para descobrir:

  • Como geram receita?
  • Qual estratégia usam para vender seus produtos ou serviços?
  • Quais são as estratégias de marketing?
  • Como se diferenciam dos demais concorrentes?

Essa pesquisa é fundamental para quem deseja começar um negócio do zero, destacando o seu diferencial.

Antes de continuarmos, confira a seguir quais são os três tipos de concorrência, isso facilitará sua pesquisa.

  • Concorrência direta

Diz-se concorrência direta daquelas empresas que oferecem produtos e serviços semelhantes. A análise desse tipo de disputa, portanto, é essencial para estabelecer vantagens competitivas e corrigir deficiências.

  • Concorrência indireta

Já a concorrência indireta é aquela em que as necessidades dos clientes são similares, mesmo com produtos diferentes.  Por isso, conhecer essa característica de competição é fundamental para ampliar sua visão estratégica.

  • Concorrência substituta

Por fim, a concorrência substituta é aquela em que os produtos ou serviços diferentes dos seus, também atendem à mesma necessidade do cliente. Esse conhecimento é essencial para antecipar mudanças no comportamento do consumidor e sair na frente da sua concorrência.

2. Faça uma pesquisa de mercado para analisar o marketing dos concorrentes

Faça uma pesquisa de mercado para analisar a concorrência

Realizar uma pesquisa de mercado contribui para levantar dados sobre as estratégias de marketing de seus concorrentes. O seu objetivo, portanto, é saber como funciona a comercialização e extrair ideias para o seu projeto. Para isso, observe:

  • Como eles se promovem
  • Onde eles promovem
  • Quais canais de marketing usam
  • Como eles criam sua marca?

3. Faça uma análise de preços

Não tem como entrar no mercado sem uma análise de preços, pois essa informação é fundamental para fazer cálculos realista para o seu projeto.

Com os dados dessa análise é possível:

  • Definir o seu público-alvo
  • Entender qual será o ticket médio
  • Determinar qual será o diferencial da sua empresa
  • Como será a estratégia de promoções e descontos.

4. Descubra como são as avaliações dos clientes

Descubra como são as avaliações dos clientes

Assim que concluir os três pontos acima, pesquise os clientes de seus concorrentes para entender o que dizem sobre os seus produtos ou serviços. Dessa maneira, poderá utilizar a opinião deles para melhorar seus próprios produtos ou serviços.

Para essa tarefa, use apenas fontes confiáveis como:

  • Relatórios setoriais
  • Análises de mercado
  • Redes sociais. 

Além disso, registre informações sobre dados demográficos, segmentação de público-alvo e tendências do mercado.

5. Faça Benchmarking 

O benchmarking é uma técnica para comparar seus próprios processos e resultados com o de seus concorrentes. A ideia, portanto, é levantar informações para melhorar pontos importantes como:

  • Qualidade do produto
  • Tempo de entrega
  • Atendimento ao cliente
  • Satisfação do cliente, entre outros.

6. Ferramentas on-line para analisar concorrentes

Apesar de a análise de concorrentes parecer uma tarefa complicada e cansativa, é possível facilitar essa tarefa com ferramentas on-line como:

Essa ferramenta oferece análises de tráfego de site, palavras-chave orgânicas e pagas, permitindo que você entenda a estratégia de SEO e marketing de seus concorrentes.

Essa, por exemplo, é ideal para análise de backlinks, palavras-chave e conteúdo. Com ela é possível descobrir as estratégias de criação de links de seus concorrentes e seus pontos fortes em SEO.

Com essa, é possível receber notificações por e-mail informações toda vez que alguém mencionar seus concorrentes. Para isso, basta ativar o Google Alerts para acompanhar atividades e reações do mercado em tempo real.

Analisar a concorrência é um processo contínuo, por isso, não se prenda aos detalhes. O ideal é pegar algumas informações para analisar, criar um plano de negócio e partir para prática.

Bom, esse foi o básico que aprendi sobre como analisar a concorrência de uma empresa. Espero que seja útil para você também.

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