Uma conversa sobre Chat GPT, a Inteligência Artificial que pode, até certo ponto, substituir a mão de obra em alguns setores do mercado.
O assunto mais propagado na internet desde novembro de 2022, foi se as IAs substituiriam a mão de obra dos trabalhadores comuns. Muito se discutiu a respeito, pois era uma novidade para a internet brasileira.
Alguns pensadores e filósofos, inclusive, disseram que o Chat GPT não substituiria a mão de obra humana desde que esta seja realmente indispensável.
Houve palestras e mais palestras mostrando os pontos fracos e fortes da ferramenta e o modo de usar. Empresas testaram a eficácia das IAs para a produção de conteúdo para seus sites, redes sociais e automações de serviços de atendimento ao cliente.
O tempo passou, estamos há quase dois anos utilizando as IAs para otimizar o tempo e aumentar a produtividade. Podemos perceber que várias atividades, aos poucos, foram substituídas pela eficácia dessa tecnologia.
A revolução no mercado de trabalho: os setores mais impactados pela IA
Nesse período de aprendizados e experimentações, sabemos que, sim, a Inteligência Artificial vem substituindo a mão de obra dos processos de:
- Pesquisas de mercado
- Análise de dados
- Educação como suporte para estudar
- Atendimento ao cliente, entre outros.
Tivemos, assim, outra revolução no mundo dos negócios. Desta vez, os trabalhadores perderam seus empregos em atividades repetitivas e processuais, ou seja, aquelas que qualquer um poderia fazer.
Inclusive, profissionais freelancers como redatores de artigos para blog, designers e produtores de conteúdo em geral, perderam, durante um tempo, sua importância no mercado. O preço do seu trabalho foi sucateado.
Sem contar o número de demissões em empresas de telemarketing, instituições financeiras, departamentos de cobranças, e outros, no início de 2023. Especialmente, após o Fórum Mundial de Davos em 2023.
Precisamos nos preparar para as mudanças no mercado. Voltar a utilizar o nosso intelecto, estudar, dominar o nosso idioma, melhorar a qualidade dos nossos pensamentos. Isso porque quem está pronto, sempre pode aproveitar melhor as mudanças no mercado de trabalho.
Há muito que as empresas não precisam mais de pessoas para apertar parafusos, atender telefones, realizar cobranças e pagamentos. Isso porque, para permanecer ativa, elas seguem as tendências sociais e tecnológicas do mercado.
Por isso, nós trabalhadores, CLTs, prestadores de serviços e autônomos também precisamos nos ajustar às novas tecnologias. Assim, manteremos as portas abertas.
A verdade das IAs é uma só, com apenas um comando, trabalho de horas que exigiria muitas pessoas para executá-lo, é feito em minutos.
Sim, amigo leitor, a Inteligência artificial substitui o nosso trabalho. Por esse motivo, não adianta insistirmos em agir como máquinas programadas para realizar tarefas simples. Qualquer ferramenta inteligente da atualidade é eficaz na execução delas.
E o problema está exatamente aí, porque a maioria esmagadora da população mundial, ganha o pão de cada dia, realizando trabalhos simples, mecânicos.
Afinal, foi o que aprendemos com a Revolução Industrial, Tecnológica e outras. Aprendemos que pensar não é importante, basta seguir um roteiro, um método sistematizado, e o trabalho está pronto.
Mas o novo sistema não funciona dessa maneira, o novo mercado precisa de pessoas hábeis em pensar, solucionar problemas, escrever e vender.
O declínio de profissões tradicionais
Mesmo os criadores de conteúdos, professores e tutores, desenvolvedores de softwares, atendentes de telemarketing, médicos, entre outros, precisam desenvolver essas competências para permanecer no mercado.
Sim, estamos vivendo outro processo de substituição do trabalho humano pelas novas formas de aumentar a produtividade e reduzir os custos com contratação de profissionais.
Preparação para o futuro: desenvolva competências
Toda nova ferramenta pode causar medo ou gerar oportunidades. Então, é você quem escolhe como encarar os fatos.
Se escolher criar oportunidades, precisará aprender habilidades de comunicação, escrita e vendas. Necessitará aprimorar suas capacidades intelectuais para viver em um universo em que o trabalho braçal, é praticamente inexistente.
É tempo de mudança. Por isso, devemos nos preparar para encontrar soluções inteligentes, lucrativas utilizando, inclusive, o Chat GPT como aliado.
Chegou a hora de se atualizar, de entrar em contato com os grandes mestres vivos ou mortos por meio da aquisição e leitura de bons livros. Chegou o momento de compartilhar suas histórias de superação com aqueles que, sequer, têm um celular conectado à internet.
Você precisa se preparar porque assim como toda essa transformação aconteceu debaixo dos nossos narizes, outra mudança está prestes a acontecer, a falta de mão de obra.
Sim, devemos nos preparar porque nenhuma sociedade sobrevive apenas de internet, e essa nova geração, não sabe fazer um cuscuz de fubá para o lanche dos filhos. Assim, se você estiver preparado, identificará um mercado carente dos seus serviços.
Mas a minha dúvida é a seguinte: será que você está disposto a aprender com o Chat GPT e Inteligência Artificial para não ser substituído no seu trabalho?
Deixe seu comentário abaixo.