Entender o que é marketing de conteúdo é essencial para quem deseja atrair e fidelizar clientes para o seu negócio. Se você está começando agora ou precisa de uma estratégia para engajar o público, neste artigo, poderá eliminar dúvidas como:
O que é marketing de conteúdo e por onde começar?
Quais são os tipos de conteúdo que existem nessa estratégia de marketing?
Como planejar sua estratégia de conteúdo
Após essa leitura você estará apto a aplicar estratégias para atrair os clientes certos para vender seus produtos ou serviços. Confira.
O que é marketing de conteúdo e por que ele é importante?
Para entender o que é marketing de conteúdo, podemos pensar em um empresário que vai abrir uma loja. Ele prepara a loja, a fachada, contrata funcionários e investe em estratégias de divulgação para atrair os clientes para comprar.
O marketing de conteúdo é justamente isso, o meio para atrair e engajar pessoas para visitar o site e comprar o que temos para vender. Se está começando um negócio do zero, essa é uma boa maneira de pensar sobre o assunto.
Essa estratégia, portanto, foca na criação e distribuição de informações úteis que educam, entretêm ou inspiram as pessoas. É, na verdade, uma estratégia importantíssima para gerar relacionamento de confiança entre a sua empresa e o público que deseja atrair.
10 tipos de conteúdo existem para sua estratégia de marketing
Agora que você já entende o conceito desse termo, vamos conhecer quais são os dez formatos de conteúdo que você pode utilizar na sua estratégia.
1. Blog posts
Os posts de blog são uma das formas mais populares e eficazes em blogs corporativos, pois permitem que você:
- Compartilhe conhecimento
- Forneça respostas para dúvidas frequentes
- Aumente a visibilidade da sua marca nos mecanismos de busca (SEO).
Mas para ter sucesso com blog posts, é fundamental criar conteúdo relevante para os leitores, passando a mensagem de maneira clara. Além disso, aplicar otimização nas palavras-chave certas, ou seja, fazer SEO on-page.
2. Vídeos
Conteúdos em vídeos são os que mais conectam pessoas. Devido ao seu formato, o público pode se envolver com os produtores de conteúdo, devido ao seu formato visual e auditivo.
Assim, a criação de tutoriais, entrevistas e vídeos demonstrativos são excelentes maneiras de mostrar o valor do seu produto ou serviço. O YouTube, por exemplo, é uma das plataformas com alto número de acessos e pode ser um excelente canal para esse formato.
3. Infográficos
Infográficos são representações visuais de informações que ajudam a transformar dados complexos em um conteúdo fácil de entender e altamente compartilhável.
Então, se for usar esse formato, pense em aumentar o impacto combinando dados relevantes com um design atrativo e claro. Essa é uma excelente maneira de engajar o público nas redes sociais, onde imagens chamativas têm mais destaque.
4. E-books e whitepapers
Esses formatos de conteúdo são perfeitos para fornecer informações detalhadas sobre um tema específico que visam educar seu público e demonstrar autoridade no assunto.
Além disso, e-books e whitepapers servem para criar listas de contatos para facilitar o contato direto com o público e aumentar a proximidade com ele.
5. Podcasts
Nos últimos anos os podcasts ganharam muita popularidade. Eles são ótimos para quem quer consumir conteúdo enquanto realiza outras tarefas, como dirigir ou se exercitar, por exemplo.
É um formato interessante porque eles podem abranger uma variedade de temas e proporcionar discussões mais profundas e com mais detalhes.
Esse formato, portanto, pode ser um recurso valioso para posicionar sua marca como referência.
6. Redes sociais
Seguindo nossa lista temos as plataformas que oferecem diversos formatos de conteúdo como Instagram, Facebook e LinkedIn. Nelas você pode postar textos, vídeos curtos e imagens. O segredo para alcançar mais pessoas e vender mais, é diversificar os formatos adaptando o conteúdo para cada plataforma. Para isso, crie conteúdos envolventes, como histórias e vídeos curtos, pois têm grande potencial de viralizar.
7. Webinars e eventos ao vivo
Webinars são eventos ao vivo onde você pode interagir diretamente com seu público, porque eles são excelentes para:
- Transmitir conhecimento
- Tirar dúvidas
- Criar uma conexão mais pessoal com sua audiência.
Logo, essa é uma excelente oportunidade de demonstrar sua experiência e conquistar clientes em potencial.
8. Estudos de caso
Outro formato interessante são os estudos de caso, pois esse tipo de conteúdo serve para mostrar como seu produto ou serviço solucionou problemas de clientes reais.
Essa, portanto, é uma maneira prática de comprovar o valor do que você oferece e reforçar a confiança dos seus consumidores.
9. Conteúdo interativo
O conteúdo interativo é uma ótima estratégia para aumentar e fortalecer o relacionamento com seus contatos por meio de Enquetes, quizzes e calculadoras interativas.
Esse tipo de conteúdo contribui para engajar o usuário de forma ativa que, participando, fornece informações sobre seus interesses e preferências. Dessa maneira, você consegue resolver as dificuldades e atendê-lo cada vez melhor
E por falar em conteúdo interativo, cadastre-se em nossa Newsletter para ficar por dentro das novidades.
10. Realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR)
É possível contar também com os formatos AR e VR, tecnologias cada vez mais acessíveis que oferecem experiências inovadoras. Com elas, é possível criar:
- Simuladores
- Tours virtuais
- Experiências de compra imersivas e muito mais.
Embora sejam tecnologias avançadas, dependendo do seu produto ou serviço, podem ser um diferencial incrível para a sua marca.
Como planejar sua estratégia de conteúdo
Agora que você já conhece os tipos de conteúdo mais populares, precisa saber também como pode escolher o melhor para sua estratégia?
Tudo começa com o seu plano de negócio e sua pesquisa de mercado. Logo, por meio desses recursos é possível entender bem o seu público-alvo, com isso, suas preferências.
Além disso, a escolha da plataforma e formato, vem com a resposta a perguntas como:
- Onde meu público passa mais tempo online?
- Eles preferem consumir conteúdo em texto, áudio ou vídeo?
- Quais são os principais desafios e interesses deles?
A partir dessas respostas, fica mais fácil definir uma linha editorial. No planejamento de sua estratégia, é possível combinar, por exemplo, posts de blog com vídeos e infográficos para diversificar o conteúdo e manter sua audiência engajada.
Agora que sabe o que é marketing de conteúdo e como planejar, basta pôr a mão na massa e implementar essa estratégia em seu projeto.
Neste artigo, você entendeu como utilizar diferentes tipos de conteúdo digital na sua estratégia para alcançar e engajar seu público. Além disso, compreendeu bem como identificar as preferências dos consumidores para escolher o formato ideal.
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