Quem já quis empreender e não soube como transformar uma ideia em um negócio, sabe muito bem das dificuldades de um empreendedor iniciante.
O começo é realmente complicado.
São muitas dúvidas, decisões e estratégias que nem sempre a pessoa conhece ou tem acesso rápido.
A boa notícia é que é possível tornar sua ideia em um negócio bem-sucedido é totalmente possível, desde que saibamos o essencial, por onde começar.
Eu mesma já passei por isso e sei o quanto é frustrante iniciar um negócio e em pouco tempo, vê-lo ir por água abaixo.
Por isso, separei neste artigo algumas informações importantes sobre este assunto que, se eu soubesse, teria me poupado muito tempo, dinheiro e energia.
Espero que ajude você também. Então, continue lendo para conhecer como transformar uma ideia em um negócio bem-sucedido.
O brasileiro tem espírito empreendedor, mas não sabe o essencial para o empreendimento funcionar
Apesar de o Brasil ser reconhecido como uma das economias mais empreendedoras do mundo, muitos negócios fecham as portas nos primeiros anos.
Essa “falência” do empreendimento acontece principalmente por falta de:
- Um plano de negócio.
- Conhecimento de estratégias de marketing e vendas.
- Gerenciamento de fluxo de caixa.
Esses três pontos são a base para a gestão de qualquer negócio. Por isso, sem os conhecer, a nossa excelente ideia de negócio pode se transformar em um fracasso.
Vamos, a seguir, conhecer os passos fundamentais que todo empreendedor deve dar para dar início ao seu empreendimento.
1- Pesquisa de mercado: como transformar uma ideia em um negócio
Tudo começa com uma boa pesquisa de mercado. Esse primeiro passo é essencial para entender como é o cenário que você vai atuar.
Isso porque essa investigação do mercado é uma maneira prática e, em muitos casos, gratuita para aprender mais sobre o seu negócio.
Nesse sentido, essa pesquisa é fundamental para você:
- Identificar seus concorrentes
- Analisar os produtos ou serviços que já existem no mercado
- Conhecer o seu público-alvo
- Avaliar a demanda dos consumidores.
É nessa etapa, portanto, que obterá informações valiosas que te possibilitará se posicionar de forma única e estratégica no seu nicho de mercado.
2- O plano de negócio é o seu guia
Criar um plano de negócios é o segundo passo após pesquisar o mercado. Isso porque esse plano te servirá como guia estratégico, pois nele constará informações importantes como:
- A missão do seu negócio
- Os objetivos de curto, médio e longo prazo
- Suas estratégias de marketing
- A análise financeira (investimentos, custos e projeções de receita).
Esse documento é essencial na hora de tomar decisões fundamentadas e evitar surpresas desagradáveis.
Caso tenha dificuldade para compreender e criar um plano, faça um curso rápido e gratuito no Sebrae.
Em hipótese alguma imagine que um plano não se enquadra no seu empreendimento.
Independentemente do tamanho, dos recursos financeiros ou do produto, ou serviço. Um planejamento é sempre vital para o seu tempo, sua mente e suas finanças.
3- Qual será a sua estrutura de negócio?
Geralmente começamos a empreender sem saber o que é uma empresa e que existem estruturas legais (Leis) que a regem.
Quando a empresa começa a crescer ou precisamos emitir notas, conseguir um empréstimo, a vida legal do nosso negócio está toda enrolada.
Assim, para saber qual será a estrutura de negócio que adotará para o seu projeto, precisa, antes, conhecer as que temos disponíveis no Brasil. Confira:
- MEI (Microempreendedor Individual): Para negócios simples e de baixo faturamento (até R$ 81 mil por ano).
- Empresário Individual: Sem a separação do patrimônio pessoal e empresarial.
- EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): Com um capital social mínimo de 100 salários mínimos.
- Sociedade Limitada (LTDA): Combina as vantagens de uma sociedade e responsabilidade limitada.
- S.A. (Sociedade Anônima): Para empresas maiores que desejam emitir ações no mercado.
Cada uma dessas opções tem implicações fiscais e legais diferentes. Por isso, escolha a mais adequada para o seu modelo de negócio e garanta que tudo esteja dentro da lei.
4- Onde buscar financiamento?
Talvez você tenha recursos próprios para colocar o seu empreendimento para funcionar. Isso é ótimo.
Mas talvez precise buscar algum financiamento para investir em marketing, maquinários, espaço ou outros. Nesse caso, é possível contar com programas de financiamento empresarial como:
- Caixa pra Elas
- BB pra Elas
- BASA pra Elas
- BNB pra Elas
- Pronampe
- BNDES Crédito Pequenas Empresas
- FGEnergia, entre outros.
Independentemente dos programas de financiamentos, governamentais ou particulares, esteja com o seu plano de negócio, pois é por ele que poderá obter crédito ou não.
5- Planeje sua empresa para ter presença digital
Estamos na era digital, por isso, ter presença on-line é essencial para qualquer negócio.
Caso preste serviços ou venda produtos em local físico, confira a seguir como colocar sua ideia de negócio na internet. Para começar você deve:
- Criar um site profissional em plataformas como Wix ou WordPress, por exemplo.
- Investir em redes sociais para estar presente onde seu público está.
- Investir na criação de marketing de conteúdo para ajudar seus clientes a resolver o problema deles e entender melhor sobre seus produtos ou serviços.
Construir uma presença digital para o seu negócio poderá ter uma base de pessoas fieis, o que aumentará as vendas e o faturamento.
6- Invista em estratégias e plataformas de vendas
Todo negócio só sobrevive com vendas, se deseja sobreviver no mercado, precisa vender.
Por isso, é tão importante descrever em seu plano de negócios como e onde aplicará estratégias de marketing e vendas.
É necessário, nesse caso, testar plataformas de vendas como:
- Marketplaces (Mercado Livre, Shopee, Amazon);
- Lojas físicas ou e-commerce próprio;
- Redes sociais e aplicativos de mensagens.
Vender não é uma habilidade para muitas pessoas, mas é necessário aprender.
Para isso, leia livros sobre vendas, assista palestras, faça muitos testes.
A venda é o momento de colher os frutos do seu planejamento, por isso, esteja preparado para ouvir, adaptar e melhorar continuamente.
7- Inove e evolua constantemente
Nós sabemos que nada é estático no mundo, inclusive no mundo dos negócios. O mercado muda, as tendências e os consumidores evoluem constantemente.
Assim, para se manter competitivo, é necessário ficar atento às mudanças no mercado e às respectivas necessidades dos clientes.
É possível inovar em várias áreas, setores e segmentos como o produto, o atendimento, às estratégias de marketing e vendas.
Lembre-se de que o seu plano de negócio, portanto, não é estático.
Por isso, para se manter com as portas abertas, é necessário revisá-lo, renovar os processos, estratégias e ações.
Estude e se atualize
Como viu até aqui, empreender não só planejamento, mas dedicação e muito estudo.
Assim, mesmo com pouco tempo, não deixe de ler livros sobre empreendedorismo, vendas e estratégias de marketing.
Além disso, se mantenha atualizado por meio de revistas, noticiário e redes sociais.
Uma hora por dia que se dedicar aos estudos, será, certamente, um ano a mais de vida para o seu negócio.
Gostou deste artigo sobre como transformar uma ideia em um negócio?
Então, deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua experiência com a gente.