7 Passos para Tirar sua Ideia do Papel e Construir um Negócio de Sucesso

Quem já quis empreender e não soube como transformar uma ideia em um negócio, sabe muito bem das dificuldades de um empreendedor iniciante. 

O começo é realmente complicado. 

São muitas dúvidas, decisões e estratégias que nem sempre a pessoa conhece ou tem acesso rápido.

A boa notícia é que é possível tornar sua ideia em um negócio bem-sucedido é totalmente possível, desde que saibamos o essencial, por onde começar. 

Eu mesma já passei por isso e sei o quanto é frustrante iniciar um negócio e em pouco tempo, vê-lo ir por água abaixo. 

Por isso, separei neste artigo algumas informações importantes sobre este assunto que, se eu soubesse, teria me poupado muito tempo, dinheiro e energia.

Espero que ajude você também. Então, continue lendo para conhecer como transformar uma ideia em um negócio bem-sucedido.

O brasileiro tem espírito empreendedor, mas não sabe o essencial para o empreendimento funcionar

Como transformar uma ideia em um negócio

Apesar de o Brasil ser reconhecido como uma das economias mais empreendedoras do mundo, muitos negócios fecham as portas nos primeiros anos.

Essa “falência” do empreendimento acontece principalmente por falta de:

  • Um plano de negócio.
  • Conhecimento de estratégias de marketing e vendas.
  • Gerenciamento de fluxo de caixa.

Esses três pontos são a base para a gestão de qualquer negócio. Por isso, sem os conhecer, a nossa excelente ideia de negócio pode se transformar em um fracasso.

Vamos, a seguir, conhecer os passos fundamentais que todo empreendedor deve dar para dar início ao seu empreendimento.

1- Pesquisa de mercado: como transformar uma ideia em um negócio

Pesquisa de mercado para sua ideia de negócio

Tudo começa com uma boa pesquisa de mercado. Esse primeiro passo é essencial para entender como é o cenário que você vai atuar. 

Isso porque essa investigação do mercado é uma maneira prática e, em muitos casos, gratuita para aprender mais sobre o seu negócio.  

Nesse sentido, essa pesquisa é fundamental para você:

  • Identificar seus concorrentes
  • Analisar os produtos ou serviços que já existem no mercado
  • Conhecer o seu público-alvo
  • Avaliar a demanda dos consumidores.

É nessa etapa, portanto, que obterá informações valiosas que te possibilitará se posicionar de forma única e estratégica no seu nicho de mercado.

2- O plano de negócio é o seu guia

Plano de negócio é o seu guia

Criar um plano de negócios é o segundo passo após pesquisar o mercado. Isso porque esse plano te servirá como guia estratégico, pois nele constará informações importantes como:

  • A missão do seu negócio
  • Os objetivos de curto, médio e longo prazo
  • Suas estratégias de marketing
  • A análise financeira (investimentos, custos e projeções de receita).

Esse documento é essencial na hora de tomar decisões fundamentadas e evitar surpresas desagradáveis. 

Caso tenha dificuldade para compreender e criar um plano, faça um curso rápido e gratuito no Sebrae. 

Em hipótese alguma imagine que um plano não se enquadra no seu empreendimento.

Independentemente do tamanho, dos recursos financeiros ou do produto, ou serviço. Um planejamento é sempre vital para o seu tempo, sua mente e suas finanças.

3- Qual será a sua estrutura de negócio?

Qual será a sua estrutura de negócio?

Geralmente começamos a empreender sem saber o que é uma empresa e que existem estruturas legais (Leis) que a regem. 

Quando a empresa começa a crescer ou precisamos emitir notas, conseguir um empréstimo, a vida legal do nosso negócio está toda enrolada.

Assim, para saber qual será a estrutura de negócio que adotará para o seu projeto, precisa, antes, conhecer as que temos disponíveis no Brasil. Confira:

  • MEI (Microempreendedor Individual): Para negócios simples e de baixo faturamento (até R$ 81 mil por ano).
  • Empresário Individual: Sem a separação do patrimônio pessoal e empresarial.
  • EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada): Com um capital social mínimo de 100 salários mínimos.
  • Sociedade Limitada (LTDA): Combina as vantagens de uma sociedade e responsabilidade limitada.
  • S.A. (Sociedade Anônima): Para empresas maiores que desejam emitir ações no mercado.

Cada uma dessas opções tem implicações fiscais e legais diferentes. Por isso, escolha a mais adequada para o seu modelo de negócio e garanta que tudo esteja dentro da lei.

4- Onde buscar financiamento?

Onde buscar financiamento?

Talvez você tenha recursos próprios para colocar o seu empreendimento para funcionar. Isso é ótimo.

Mas talvez precise buscar algum financiamento para investir em marketing, maquinários, espaço ou outros. Nesse caso, é possível contar com programas de financiamento empresarial como:

  • Caixa pra Elas
  • BB pra Elas
  • BASA pra Elas
  • BNB pra Elas
  • Pronampe
  • BNDES Crédito Pequenas Empresas
  • FGEnergia, entre outros.

Independentemente dos programas de financiamentos, governamentais ou particulares, esteja com o seu plano de negócio, pois é por ele que poderá obter crédito ou não.

5- Planeje sua empresa para ter presença digital

Planeje sua empresa para ter presença digital

Estamos na era digital, por isso, ter presença on-line é essencial para qualquer negócio.

Caso preste serviços ou venda produtos em local físico, confira a seguir como colocar sua ideia de negócio na internet. Para começar você deve:

  • Criar um site profissional em plataformas como Wix ou WordPress, por exemplo.
  • Investir em redes sociais para estar presente onde seu público está.
  • Investir na criação de marketing de conteúdo para ajudar seus clientes a resolver o problema deles e entender melhor sobre seus produtos ou serviços.

Construir uma presença digital para o seu negócio poderá ter uma base de pessoas fieis, o que aumentará as vendas e o faturamento.

6- Invista em estratégias e plataformas de vendas

Invista em estratégias e plataformas de vendas

Todo negócio só sobrevive com vendas, se deseja sobreviver no mercado, precisa vender.

Por isso, é tão importante descrever em seu plano de negócios como e onde aplicará estratégias de marketing e vendas. 

É necessário, nesse caso, testar plataformas de vendas como:

  • Marketplaces (Mercado Livre, Shopee, Amazon);
  • Lojas físicas ou e-commerce próprio;
  • Redes sociais e aplicativos de mensagens.

Vender não é uma habilidade para muitas pessoas, mas é necessário aprender. 

Para isso, leia livros sobre vendas, assista palestras, faça muitos testes.

A venda é o momento de colher os frutos do seu planejamento, por isso, esteja preparado para ouvir, adaptar e melhorar continuamente.

7- Inove e evolua constantemente

Inove e evolua constantemente

Nós sabemos que nada é estático no mundo, inclusive no mundo dos negócios. O mercado muda, as tendências e os consumidores evoluem constantemente.

Assim, para se manter competitivo, é necessário ficar atento às mudanças no mercado e às respectivas necessidades dos clientes.

É possível inovar em várias áreas, setores e segmentos como o produto, o atendimento, às estratégias de marketing e vendas.

Lembre-se de que o seu plano de negócio, portanto, não é estático. 

Por isso, para se manter com as portas abertas, é necessário revisá-lo, renovar os processos, estratégias e ações.

Estude e se atualize

Como viu até aqui, empreender não só planejamento, mas dedicação e muito estudo.

Assim, mesmo com pouco tempo, não deixe de ler livros sobre empreendedorismo, vendas e estratégias de marketing.

Além disso, se mantenha atualizado por meio de revistas, noticiário e redes sociais. 

Uma hora por dia que se dedicar aos estudos, será, certamente, um ano a mais de vida para o seu negócio.

Gostou deste artigo sobre como transformar uma ideia em um negócio?

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