Se quer aumentar a visibilidade do seu negócio, foque na consistência de suas publicações. Para isso, crie um calendário editorial que te ajude a manter a frequência.
Se você ainda não sabe como fazer, então, leia este artigo para conhecer 10 passos simples para criar um calendário editorial e organizar a sua produção de conteúdo. Vamos lá?
O que é um calendário editorial e por que ele é importante?
Antes de explicar o passo a passo, é importante entender o que é um calendário editorial e qual sua função. Resumindo, essa é uma ferramenta de planejamento para organizar e programar as publicações de conteúdo por um período definido.
O calendário funciona, portanto, como um guia que te permite ter uma visão clara sobre:
- As datas de publicação;
- Os temas a serem abordados;
- Quem será o responsável por cada tarefa.
Com essa organização poderá evitar improvisações de última hora e manter uma estratégia de conteúdo sólida e coerente, seja para blogs, redes sociais ou qualquer outra plataforma.
Agora que já sabe o que é um calendário editorial, vamos aprender como criar o seu!
1. Defina seus objetivos e público-alvo
O primeiro passo é conhecer o objetivo do seu conteúdo e quem ele vai ajudar. Para isso, defina:
- Quais são suas metas de conteúdo
- Quem é o seu público-alvo
- O que a sua persona precisa.
Com essas informações, você identificará quais redes sociais seu público frequenta e ajustará o conteúdo para atrair e engajar essas pessoas. Isso orientará tanto o planejamento quanto a execução do seu calendário editorial.
2. Pesquise palavras-chave
O próximo passo é entender o que seu público está buscando. Para isso, faça pesquisa de palavras-chave tanto para atender o leitor quanto para otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca.
Para realizar essa pesquisa use ferramentas como o Google Keyword Planner ou Ubersuggest, com elas descobrirá quais são os termos mais relevantes para sua audiência.
3. Defina uma frequência de publicação
Após os passos anteriores, estabeleça uma frequência de publicação que você consiga manter com consistência. Para isso, não prometa mais do que pode entregar.
Assim, se o ideal for publicar um post por semana no blog e três no Instagram, por exemplo, anote isso no seu calendário e mantenha esse ritmo. Lembre-se, consistência é mais importante do que quantidade.
4. Organize o calendário
Agora que você tem suas metas, público e frequência definidos, é hora de organizar o calendário. Para isso, use ferramentas como:
Com elas poderá listar as datas de publicação, os temas, e os prazos para pesquisa, redação, edição e agendamento. Dessa maneira, você poderá manter tudo sob controle.
5. Divida o trabalho em etapas
É possível facilitar o processo se dividir o trabalho em etapas menores, por exemplo, pesquisar palavras-chave em um dia e escrever em outro. Essa é uma maneira de organizar a produção e evitar a sobre carga de trabalho, além de melhorar a qualidade final do conteúdo.
6. Delegue tarefas, se possível
Se você trabalha em equipe, ou pode contratar freelancers, delegue tarefas. Assim, cada pessoa pode focar em uma etapa específica, como redação ou edição.
Isso não só otimiza o tempo, mas também garante que o conteúdo tenha a melhor qualidade possível. Para isso, o ideal é manter uma comunicação clara para alinhar expectativas e prazos.
7. Use ferramentas de automação
Ferramentas de automação como Hootsuite ou Buffer podem simplificar muito seu trabalho, elas servem para agendar publicações nas redes sociais de forma automática.
Além dessas, se preferir, pode fazer agendamento no Meta Business. Assim, independentemente da ferramenta de automação de tarefas, poderá liberar mais tempo para focar em outras tarefas.
Aproveite também aplicativos de colaboração, como o Notion ou Google Drive, para compartilhar ideias e informações com sua equipe, caso houver.
8. Mantenha um fluxo de ideias
Você precisa registrar ideias novas para produzir conteúdos. Então, separe um documento ou uma lista para anotar sugestões de temas.
E se você trabalha com uma equipe, incentive todos a contribuírem com sugestões de assuntos para escrever. Além disso, para manter um fluxo constante de ideias, acompanhe as tendências do seu nicho.
9. Avalie e ajuste regularmente
É importante destacar também que um bom calendário editorial não é fixo. Por isso, precisa avaliar regularmente seu desempenho, analisando métricas como:
- Visualizações
- Compartilhamentos
- Engajamento do público.
A partir dessa análise, use os dados para ajustar seu planejamento e melhorar continuamente sua estratégia de conteúdo.
10. Prepare-se para imprevistos
Por fim, lembre-se de que imprevistos acontecem mesmo para quem tem tudo planejado. Por isso, inclua no seu calendário um tempo extra para lidar com eventualidades e manter seu fluxo de publicações.
Afinal de contas, estar preparado vai te ajudar a evitar que contratempos afetem a consistência do seu conteúdo.
Agora que você já sabe como criar um calendário editorial, que tal continuar aprendendo? Leia também nosso artigo sobre como fazer uma pesquisa de mercado!